Thursday, 21 February 2008

Estreias da semana

Peço desculpa pelo atraso!

Esta semana contamos apenas com 3 filmes, mas não valem menos por isso, antes pelo contrário.
Desta vez não vou ordená-los de forma nenhuma, porque nem saberia fazê-lo.



Título: "Juno"
Realizador: Jason Raitman
Género: Drama/Romance/Comedy
Ano: 2007
Interpretes: Ellen Page, Michael Cera,
Jennifer Garner, Jason Bateman,
Allison Janney, J. K. Simons
IMDB
Site Oficial
Trailer

Juno MacGuff (Ellen Page) é uma adolescente como tantas outras, rebelde e decidida a ser diferente. Com 16 anos, e simplesmente porque sim, decide fazer amor com o seu melhor amigo Paulie Bleeker (Michael Cera). Juno descobre que está grávida e decide procurar uns pais adoptivos para a "thing" que em breve terá. Várias peripécias acontecem e Juno, com toda a sua cativante personalidade, dará um toque nada comum ao filme.

Tudo o que envolva Ellen Page terá o meu contributo, ainda para mais quando é nomeada para um Oscar. A personagem que desenvolveu em "Hard Candy" fez com que me apaixonasse. Apesar de admitir que não sabe correr ("X-Men: The Last Stand"), Ellen Page tem uma presença e carisma característicos, que nunca deixarão de ser elogiados por mim. Mesmo que o filme não seja do género que mais aprecio (Romance/Comédia), não posso deixar de ver a sua performance.
J. K. Simons imortalizou-se na minha memória com a sua personagem em "Spider Man" (a única personagem bem desenvolvida e comparável com a Marvel). Entre tantos outros filmes, como "Harsh Times", "Thank You For Smoking", ou mesmo no seu contributo em "Law and Order", Simons não se deixa levar por falsos testemunhos.
Jennifer Garner (a famosa "Alias", "Elektra" ou mesmo pela sua participação em "The Kingdom") reaparece aqui com uma personagem muito diferente das anteriores.
Quanto ao realizador, Jason Reitman, não tenho muito a comentar, pois confesso que desconheço o seu historial, mas posso dizer-vos que foi também responsável por "Uncle Sam" e "Thank YOu For Smoking".


Título: "Persépolis"
Realizador: Vicent Paronnaud e Marjane Satrapi
Género: Animation/Comedy/Drama
Ano: 2007
Interpretes: Chiara Mastroianni,
Catherine Deneuve

IMDB
Site Oficial
Trailer

Marjane é uma menina de 9 anos que vive no Irão. Agarrada aos seus ténis e à sua infância, Marjane vive contemporaneamente com a guerra Irão/Iraque. Seus pais cedo se apercebem que a vida da filha se vai alterar face à situação e decidem enviá-la para a Áustria. Sozinha num país desconhecido, Marjane irá passar uma adolescência comum, longe da sua terra natal, onde já obrigaram as mulheres a usar véu. Entretanto as saudades falarão mais mesmo, mesmo que isso signifique voltar para tudo do que fugiu.

A única entidade por mim conhecida neste filme é Catherine Deneuve, que cedeu a sua voz à mãe de Marjane. Penso que é indispensável falar da sua carreira cinematográfica, tendo em consideração que conta já com cerca de 100 filmes.

Tudo isto basta para me fazer sentar numa sala de cinema e pagar os 5 € que tanto me pedem, mas, já agora, acrescento que "Persépolis" é já vencedor pela quantidade de prémios e aplausos que recebeu, nomeadamente no Festival de Cannes.



Título: "Michael Clayton"
Realizador: Tom Gilroy
Género: Drama/Thriller
Ano: 2007
Interpretes: George Clooney, Tom Wilkinson,
Michael O'Keefe, Sydney Pollack,
Tilda Swinton, Alberto Vasquez

IMDB
Site Oficial
Trailer

Michael Clayton (George Cooney) é o funcionário mais promissor da firma onde trabalha. A mando do co-fundador da mesma (Sydney Pollack), Clayton enverga por um auto-conhecimento e de tudo o que o rodeou e nunca se apercebeu. Perito em limpar os trabalhos sujos dos seus clientes, Clayton começa então a perceber que tipo de vida levava até então.

E palavras para quê? Eis que chega o tão aguardado "Michael Clayton". Nem me atrevi a prolongar a sinopse para não levantar falsos testemunhos ou criar ilusões. Atrevo-me sim a dizer que o filme conta com a participação de importantes "personagens" do Mundo do cinema.

Tom Wilkinson pode não ser dos actores mais carismáticos de Hollywood, mas sei reconhecer o seu bom trabalho, tal como o de George Clooney (que dispensa todo e qualquer "background" cinematográfico) ou mesmo Tilda Swinton ("Vanilla Sky", "Constantine", "The Chronicle of Narnia: The Lion, the Witch and the Wardrobe" que nunca me desiludiu ou surpreendeu.
Tony Gilroy é o escritor responsável por filmes como "The Devil's Advocate", "Armagedon", o trio do "Bourne", entre outros), tendo apenas realizador dois ("Michael Clayton" e "Duplicity"). Como não conheço este último, não quero julgar o seu trabalho como realizador, mas não posso deixar de fazer uma vénia ao senhor pelo seu contributo como argumentista.


Esta semana é tudo. Bons filmes!

1 comment:

Anonymous said...

Esta semana foram poucas mas grandes estreias