Monday, 11 February 2008

Manoel de Oliveira recebe Honoris Causa

"A alma é a rainha dos vícios... Não será que o meu cinema é o vício da minha alma?"


No passado dia 15 de Janeiro de 2008, Manoel de Oliveira apresentou-se na Universidade do Algarve para receber o Doutoramento Honoris Causa, cerimónia essa que tive o prazer de assistir.

Podem assistir ao discurso do realizador após a entrega do Doutoramento aqui. Foi filmado com telemóvel (não meu), mas ouve-se bem.

Como não podia deixar de ser, o Cine Clube de Faro esteve também presente, não só de corpo, como também com a sua magnífica colecção de cartazes - clique aqui para visualizá-los.



Manoel de Oliveira tem já um percurso invejável. Como se não bastasse ser o realizador mais velho do Mundo, e ser do Norte (eheh), continua ainda a realizar filmes todos os anos. Facto este que o levou a ser grandemente aplaudido na cerimónia "20th European Film Awards" com o prémio "Honorary Award".


O seu último filme "Cristovão Colombo - Enigma", filmado nos Estados Unidos, teve pouco impacto no país. Parece que Portugal continua reticente aos seus filmes, mesmo depois de proferir palavras de grande admiração nacional.


"Sinto-me um pequeno português no enorme país que é Portugal. Portugal que se estende por todo o globo."

No comments: