Thursday, 14 February 2008

3:10 To Yuma




Título: "3:10 To Yuma"
Realizador: James Mangold
Género:
Crime/Drama/Western
Ano: 2007
Interpretes: C
hristian Bale, Russel Crowe,
Logan Lerman, Dallas Roberts, Ben Foster
IMDB

Site Oficial
Trailer


“3:10 To Yuma”, conhecido em português como “O Combóio das 3 e 10”, é o western mais recentemente lançado para as salas de cinema.




Dan Evans (Christian Bale), homem humilde e honesto, perdeu a perna quando servia na Guerra Civil, ficando assim limitado por uma pensão que mal chega para sustentar a família. Ao lado da mulher e dos dois filhos, Dan tenta sobreviver a cada dia e aumentar a confiança (ou falta dela) que a família deposita em si.

Ben Wade (Russell Crowe) interpreta o papel de um líder de um gang de bandidos e tem o azar de ser capturado durante um assalto. Dan Evans vê aqui a sua sorte e alista-se como um dos voluntários para transportar o prisioneiro até Contention, onde terá de apanhar o comboio das 3h10 para Yuma. Uma longa viagem de 3 dias o espera, pois, como se não bastassem os companheiros de Ben fazerem de tudo para resgatá-lo, Ben Wade é também um homem astuto e sem escrúpulos, pelo menos é o que parece.

História simples, western típico, certo? Mas não, surpreendeu-me. Confesso que nem pelo enredo, nem pela fotografia ou pelo tipo de filme, mas os actores são realmente bons. Do Christian Bale nunca duvidei, já não tivesse visto o seu resplandecente desempenho em “American Psycho”, “The Prestige”, “The Machinist”, “Equilibrium”, “Batman Begins” e, mais recentemente, “Harsh Times”. É dos actores que mais corpo deu ao cinema (literalmente) e que realmente se empenha nas personagens que interpreta.

Russel Crowe dispensa apresentações “Gladiator”, “American Gangster”, “Master And Commander: The Far Side Of The World”, “Cinderella Man” e pelo seu mais-que-tudo “A Beautiful Mind”. Já provou o que vale mais do que uma vez, o que só me faz exigir muito. Enquanto confio em Bale até de olhos fechado, com Crowe estou sempre na expectativa.

Os papéis que ambos representam em “3:10 To Yuma” não ficarão na história, com certeza, pois as personagens não deixam ir mais longe, mas que representaram bem, isso não posso negar.

Já Ben Foster (“X-Men: The Last Stand”, "Six Feet Under", “Phone Booth”), Dallas Roberts (“Walk The Line”, “The L-Word”) e Logan Lerman (“The Butterfly Effect”, “The Number 23”) surpreenderam-me. Apesar dos papéis secundários, conseguiram desconectar-se das imagens associadas às personagens anteriores com um certo empenho e dedicação.

Quem recentemente assistiu a “Walk The Line” (produtor e realizador) pode apreciar o trabalho de James Mangold, que tão bem adaptou este western americano (novamente, pois já em 1957 tinha sido adaptado) original de Elmore Leonard. Não elogiaria tanto como têm feito as críticas, mas não posso deixar de vangloriar os excelentes actores e de afirmar, com uma certa relutância pelo tipo de filme (no entanto clássico), que é um bom filme, que se merece bem os 5 € do preço do bilhete.

6/10

No comments: