Monday 25 February 2008

Estreias da semana

Esta semana contamos com filmes para todos os gostos, logo não há razões para se deixar de contribuir com as salas de cinema do país.

Como só estreiam esta semana, ainda não os vi (brilhante premissa a minha…), logo vou apenas colocá-los pelo que espero. Serão apresentados por ordem crescente de importância para mim.


Título: "The Nanny Diaries"
Realizador: Shari Springer Berman,
Robert Pulcini
Género: Comedy/Drama/Romance
Ano: 2007
Interpretes: Scarlett Johansson, Donna Murphy,
Alicia Keys, Laura Linney, Chris Evans
IMDB
Site Oficial
Trailer


Braddock (Scarlett Johansson) acaba o seu curso na universidade e decide ter uma posição de respeito na sociedade. Acaba por aceitar ser “baby-sitter” numa família rica, “The X’s” (Laura Linney e Paul Giamatti) em “Manhattan’s Upper East Side”. O filho destes, Grayer, dará muito trabalho à jovem ama de New Jersey. Esta, enquanto tenta satisfazer todos os caprichos da família, apaixona-se por Harvard Hottie (Chris Evans).

Este filme não é mesmo do meu género, mas tem duas muito boas actrizes, Scarlett Johansson e Laura Linney. Donna Murphy não é tão conhecida, mas já participou em filmes como: “The Fountain”, The Door in the Floor”, “Spider Man II”, etc.

Shari Springer Berman e Robert Pulcini trabalham juntos, tendo já realizado “American Splendor” e “Wanderlust”.


Título: "Penelope"
Realizador: Mark Palansky

Género: Comedy/Fantasy
Ano: 2006
Interpretes: Christina ricci, James McAvoy,
Reese Witherspoon, Catherine O’Hara
IMDB
Site Oficial
Trailer

Devido a uma maldição feita à sua família, Penelope Wilhern (Christina Ricci) vê-se obrigada a viver escondida durante toda a sua vida. No dia em que sai, torna-se um alvo de chacota social. Sendo proveniente de uma família rica, se Penelope for amada por alguém do mesmo nível social, a maldição termina.

Confesso que gosto da Christina Ricci. É uma actriz, além de talentosa, muito versátil. Entrou em filmes como “Casper”, “Prozac Nation” (sendo também produtora), Sleepy Hollow”, “Monster”, etc. Catherine O’Hara é bem conhecida pelas comédias em que participa. Já James McAvoy, uma descoberta relativamente recente, reencara aqui uma personagem bem diferente das que fez até hoje. Não é que o seu reportório cinematográfico seja pequeno, mas as luzes da ribalta brilharam bem mais com a sua recente participação em “Atonement”. No entanto, para quem não sabe, McAvoy entrou em “The Chronicles of Narnia: The Lion, the Witch and the Wardrobe” como fauno e “The Last King of Scottland”, onde presto um enormíssimo papel.

A loira mais conhecida de Hollywood, Reese Witherspoon, além de entrar no filme, também o produziu. Este é o seu segundo trabalho como produtora, o primeiro foi “The Legally Blonde II: Red, White and Blonde”.


Título: "Awake"
Realizador: Joby Harold
Género: Drama/Thriller
Ano: 2007
Interpretes: Jessica Alba, Hayden Christensen,
Terrence Howard, Lena Olin
IMDB
Site Oficial
Trailer

Com uma vida praticamente perfeita, Clay Beresford (Hayden Christensen) é herdeiro de um banqueiro, recém-casado com a belíssima Sam Lockwood (Jessica Alba) e rico. Mas nem tudo é um mar-de-rosa, pois Clay precisa de fazer uma cirurgia muito arriscada, um transplante de coração.

Hayden Christensen volta com mais um filme às salas de cinema portuguesas, 15 dias após a estreia de “Jumper”. Jessica Alba não necessita de apresentações, pois as suas participações em “Sin City” e “Fantastic Four”, bem como a sua beleza natural, falam por si.

Terrence Howard participou recentemente no recente filme, em que também entra a brilhante Jodie Foster, “The Brave One”, no grandioso “Crash” e em muitos outros. Já Lena Olin é uma cara conhecidíssima de grandes, e outros nem tanto, filmes, como por exemplo “The Ninth Gate”, “The Queen of the Damned”, “Chocolat”, “Fanny Och Alexander”, “Darkness”, “Casanova”, na série “Alias” e em tantos outros. Esta actriz sueca, embora não tão aplaudida, merece um certo apreço, pois tem o seu quê de talento nato.

Quanto ao realizador, Joby Harold, não tenho nada a dizer, pois este é o seu primeiro filme e não quero criar qualquer tipo de expectativas, nem para mim, nem para os leitores deste blog.


Título: "Garage"
Realizador: Leonard Abrahamson
Género: Drama
Ano: 2007
Interpretes: Pat Shortt,
Anne-Marie Duff, Conor Ryan
IMDB
Site Oficial ou Site Oficial
Trailer

Este é a estreia mais alternativa da semana. É uma tragicomédia aparentemente sobre bombas de gasolina nos recantos da Irlanda. Josie (Patt Shortt) dedicou toda a sua vida a uma bomba de gasolina, vivendo peculiarmente feliz. Um dia, David (Conor Ryan) vem trabalhar consigo e tornam-se muito amigos. Carmel (Anne-Marie Duff) nutre uma paixão por Josie. O que este não sabe é que a sua vida está prestes a mudar completamente.

Tanto Leonard Abrahamson como Mark O'Halloran (argumentista) já nos presentearam com o seu trabalho em “Adam & Paul”, atirando-nos agora com “Garage”. Este é o terceiro trabalho de Leonard (o primeiro foi “3 Joes”) que me deixou bastante curiosa.

Título: "Silk"
Realizador: François Girard

Género: Drama/History/Romance
Ano: 2007
Interpretes: Keira Knightley, Michael Pitt,
Kôji Yakusho, Alfred Molina,
Sei Ashima
IMDB
Site Oficial
Trailer

Herve Joncour (Michael Pitt) é um jovem oficial do exército casado com Helene (Keira Knightley). Devido a uma epidemia na Europa, a criação de ovos ficou devastada, obrigando Baldabiou (Alfred Molina) a enviar Herve para o Japão, de forma a recuperar o seu negócio de seda. Herve terá que negociar com o poderoso e temido Hara Jubei (Kôji Yakusho), deixando-se levar pela misteriosa beleza da concubina do mesmo (Sei Ashima).

Jovem oficial casado com Keira, romance fatídico. Onde já li isto? Ainda há pouco falei de James McAvoy e agora falo de Keira. Este casal ficará imortalizado na minha memória eternamente, que filme aquele. (Falo de Atonement, obviamente). Creio, então, ser indispensável falar de Keira Knightley.

Michael Pitt, uma das caras conhecidas de “Dawson’s Creek”, faz o papel de Herve de forma subtil. Nada surpreendente nos filmes anteriores, veremos como se sairá neste. Quanto a Sei Ashima não se pode dizer muito, pois este é o seu primeiro trabalho como actriz. Alfred Molina é que já tem uma carreira preenchida, tendo doado o seu talento a filmes como “Chocolat”, “Frida”, “Magnolia””Coffee and Cigarettes”, “Spider Man II”, etc. Kôji Yakusho não é tão conhecido em Hollywood, mas sim no cinema oriental. Participou em filmes como “Memoirs of a Geisha”, “Babel”, entre muitos outros.

François Girard é um realizador, uma vez mais, por mim desconhecido. É o responsável por “Cargo”, “Le violon Rouge”, “Le JArdin des Ombres”, entre outros.


Título: "No Country for Old Men"
Realizador: Ethan Coen e Joel Coen
Género: Crime/Drama /Thriller
Ano: 2007
Interpretes: Tommy Lee Jones, Javier Bardem,
Josh Brolin, Woody Harrelson
IMDB
Site Oficial
Trailer

Anton Chigurh (Javier Bardem) é um psicótico assassino que tem a missão de encontrar Llewelyn Moss (Josh Brolin). Este é procurado porque pegou em algo que não era seu, uma mala cheia de dinheiro que encontrou ao lado de um traficante de drogas. A história passa-se na década de 80, Texas, e o xerife local, Ed Tom Bell (Tommy Lee Jones), terá um papel muito importante na missão de Anton.

Eis que nos chega um dos filmes mais esperados não só do mês, como também do ano. A magnífica performance de Javier Bardem foi já muito aplaudida, principalmente ontem. Não me surpreende, pois os seus papéis em “Mar Adentro” e “Goya's Ghosts” deixaram bem claro o seu potencial. Este também entrou em “Collateral”, Love in the Time of Cholera”, uma panóplia de filmes de origem latina vizinha e está agora a preparar-nos para o seu aparecimento em “Vicky Cristina Barcelona”, o novo de Woody Allen. Tommy Lee Jones dispensa qualquer comentário e, como senão bastasse ter-nos chegado com “In the Valey of Elah” no início do mês, aparece-nos agora nos ecrãs mais uma vez. É esperar para ver no que isto dá. A última prestação de Josh Brolin foi no brilhante duo de “Grindhouse” (Robert Rodriguez e Tarantino) e a última vez que vi Woody Harrelson foi em “Scanner Darkly”, um filme muito diferente, que conta também com a participação de Keanu Reeves e Robert Downey Jr.

Os dois irmãos, de sangue e no cinema, Ethan Coen e Joel Coen, apresentam-nos “No Country for Old Men". Vencedores de um Óscar, os dois Coen são os responsáveis pelo grandioso “Paris, Je T’Aime”, “The Ladykillers” (com Tom Hanks), “The Man Who Wasn't There” (com Billy Bob Thornton), Fargo”, etc.


Gosto mais do outro poster, mas este é bem diferente.
"No Country for Old Men" foi o grande vencedor na cerimónia, que se realizou ontem, dos Óscares da Academia. Merecido ou não, só esperando até quinta para ver.

Até lá, bons filmes!

4 comments:

Mikieg said...

Já vi o No Country For Old Men, não o achei assim nada de especial... There Will Be Blood é muito melhor. 7/10

Awake é um filme simples mas bem feito. 6/10

Nanny Diaries é uma comédia independente que é gira de se ver. 6/10

Ainda não vi Silk mas já ouvi dizer muito mal e não quero ver

Quanto a Penelope não esperava um filme nada de jeito mas tenho ouvido todos a dizer muito bem por isso agora tou com intresse

Anonymous said...

Quero ver o Awake.

Lucífera said...

Só me interessa o primeiro, sinceramente, mas não sei se merecia o óscar de melhor filme.

Anonymous said...

Falta o filme Garage que estreia esta semana também