Sunday 10 February 2008

Critica: The Assassination of Jesse James By The Coward Robert Ford

Titulo Original: The Assassination of Jesse James By The Coward Robert Ford
Realizador: Andrew Dominick
Elenco: Brad Pitt; Casey Affleck; Sam Rockwell
Genero: Western; Drama
Ano: 2007
Duração: 160 min.
Classificação étaria: 15
IMDb: http://uk.imdb.com/title/tt0443680/ - 7.9
Rotten Tomatoes: 75% (7.1)

O bom, o mau e o estupidamente bonito. É assim que a revista Empire se refere ao que foi para mim o melhor filme de 2007. E é facil entender porquê. Mas começemos pelo principio:

O filme retrata, obviamente, o assassínio de Jesse James (Brad Pitt) pelo cobarde Robert Ford (Casey Affleck). A história é conhecida para qualquer fã do velho oeste que se preze e as pessoas que irão ver este filme (infelizmente muito poucas) já sabem o que vai acontecer no final. Mas neste filme não é a conclusão que interessa. O que interessa é a viagem que se faz e mais importante que se sente quando vê este filme.

Andrew Dominick que apenas realizou outro filme (Chopper), que ainda não tive a oportunidade de ver, adapta com mestria um livro de Ron Hansen e dirige um grupo de actores no seu melhor.

Destaca-se Brad Pitt que com a sua experiência e elegância nos oferece aquele que é o melhor retracto de Jesse James até à data. Durante todo o filme ele é o vilão, matando inocentes e animais, batendo em crianças e maltratando a maioria das pessoas que se mete em seu caminho mas, quando o matam, passa de vilão a heroi e quem esta a ver o filme nem se apercebe porque é. Será porque durante todo o tempo sabemos que ele é apenas um ser perturbado, uma pessoa doente? Não se sabe mas o que é certo é que ele deixou a sua marca na história e não como um vilão mas como um heroi e o filme capta esta transformação perfeitamente. Sam Rockwell no papel de Charley Ford um dos irmãos Ford que se alia ao gangue de Jesse James tambem nos oferece uma interpretação simples mas muito boa. Todo o grupo de actores é bom e só é pena que alguns não tenham sido muito usados como o caso de Mary Louise Parker a estrela da serie Weeds que só tem umas duas linhas durante o filme todo.

Separado deste grupo e numa classe muito superior encontra-se Casey Affleck, a verdadeira estrela do filme. Sempre o achei bom actor, acho que nunca vi uma má performance dada por ele mas até "assassinio" ainda não tinha demonstrado do que é capaz. O seu papel é tao detalhado e impressionante que só o facto dele estar no filme faz uma viagem ao cinema indespensável. Perfeito seria a unica palavra capaz de descrever o seu papel. Seria uma tremenda injustiça se alguem lhe roubar o Oscar de melhor actor secundário (que deveria se de actor principal visto isto ser um filme tanto sobre Bob Ford como Jesse James).


Em certas categorias tecnicas o filme tambem é impressionante. A fotografia e a cinematografia são das coisas mais bonitas alguma vez filmadas. Se alguem parar o filme, a qualquer momento que seja, a imagem que fica é digna de um quadro de museu. Seja "close-ups" do rosto de Jesse James à lá Western Spaguetti. Ou cenas filmadas de longe onde as personagens são apenas um ponto na esplendorosa paisagem. Qualquer momento do filme é perfeito. E cenas como o comboio a chegar e a silhueta de Brad Pitt na linha vão ser difíceis de esquecer depois de sairmos do cinema. A música por Nick Cave é outro dos pontos altos do filme e retrata com perfeição o que as personagens estão a sentir.

Uma palavra de aviso. Se vão à espera de um Western de acção como os de Clint Eastwood ou como o "3.10 to Yuma" esqueçam. Este é um longo, mas nunca entediante, Western drama. Já tive o privilégio de ver a grande maioria daqueles que são considerados os melhores Westerns de sempre e este para mim é sem duvida o melhor. O meu Western preferido, o melhor filme de 2007 e a coisa mais bonita alguma vez projectada!

10/10

Trailer:





No comments: