Friday, 29 February 2008

Atraso!

Ainda no início e já estou a fazer pausas, mas esta é por uma boa causa.
Estou no FANTASPORTO!!!

Em breve terei algumas boas novidades.

Até lá, bons filmes!

Tuesday, 26 February 2008

Max von Sydow

O actor sueco, Max von Sydow, nascido a 10 de Abril de 1929, será homenageado na 28ª edição do Festival Internacional de Cinema do Porto.



Esta será também uma forma de homenagear Ingmar Bergman, actor que nos deixou em 2007 uma panóplia de obras-primas, visto Max ter sido o seu actor preferido.

Receberá o Prémio Carreira por, com quase 80 anos, ser um actor com um percurso cinematográfico exemplar, protagonista mais de 150 filmes, tendo cooperado com grandes nomes da realização, nomeadamente Ingmar Bergman, que o elevou a um estatuto invejável.


Mais informação aqui.

Monday, 25 February 2008

Estreias da semana

Esta semana contamos com filmes para todos os gostos, logo não há razões para se deixar de contribuir com as salas de cinema do país.

Como só estreiam esta semana, ainda não os vi (brilhante premissa a minha…), logo vou apenas colocá-los pelo que espero. Serão apresentados por ordem crescente de importância para mim.


Título: "The Nanny Diaries"
Realizador: Shari Springer Berman,
Robert Pulcini
Género: Comedy/Drama/Romance
Ano: 2007
Interpretes: Scarlett Johansson, Donna Murphy,
Alicia Keys, Laura Linney, Chris Evans
IMDB
Site Oficial
Trailer


Braddock (Scarlett Johansson) acaba o seu curso na universidade e decide ter uma posição de respeito na sociedade. Acaba por aceitar ser “baby-sitter” numa família rica, “The X’s” (Laura Linney e Paul Giamatti) em “Manhattan’s Upper East Side”. O filho destes, Grayer, dará muito trabalho à jovem ama de New Jersey. Esta, enquanto tenta satisfazer todos os caprichos da família, apaixona-se por Harvard Hottie (Chris Evans).

Este filme não é mesmo do meu género, mas tem duas muito boas actrizes, Scarlett Johansson e Laura Linney. Donna Murphy não é tão conhecida, mas já participou em filmes como: “The Fountain”, The Door in the Floor”, “Spider Man II”, etc.

Shari Springer Berman e Robert Pulcini trabalham juntos, tendo já realizado “American Splendor” e “Wanderlust”.


Título: "Penelope"
Realizador: Mark Palansky

Género: Comedy/Fantasy
Ano: 2006
Interpretes: Christina ricci, James McAvoy,
Reese Witherspoon, Catherine O’Hara
IMDB
Site Oficial
Trailer

Devido a uma maldição feita à sua família, Penelope Wilhern (Christina Ricci) vê-se obrigada a viver escondida durante toda a sua vida. No dia em que sai, torna-se um alvo de chacota social. Sendo proveniente de uma família rica, se Penelope for amada por alguém do mesmo nível social, a maldição termina.

Confesso que gosto da Christina Ricci. É uma actriz, além de talentosa, muito versátil. Entrou em filmes como “Casper”, “Prozac Nation” (sendo também produtora), Sleepy Hollow”, “Monster”, etc. Catherine O’Hara é bem conhecida pelas comédias em que participa. Já James McAvoy, uma descoberta relativamente recente, reencara aqui uma personagem bem diferente das que fez até hoje. Não é que o seu reportório cinematográfico seja pequeno, mas as luzes da ribalta brilharam bem mais com a sua recente participação em “Atonement”. No entanto, para quem não sabe, McAvoy entrou em “The Chronicles of Narnia: The Lion, the Witch and the Wardrobe” como fauno e “The Last King of Scottland”, onde presto um enormíssimo papel.

A loira mais conhecida de Hollywood, Reese Witherspoon, além de entrar no filme, também o produziu. Este é o seu segundo trabalho como produtora, o primeiro foi “The Legally Blonde II: Red, White and Blonde”.


Título: "Awake"
Realizador: Joby Harold
Género: Drama/Thriller
Ano: 2007
Interpretes: Jessica Alba, Hayden Christensen,
Terrence Howard, Lena Olin
IMDB
Site Oficial
Trailer

Com uma vida praticamente perfeita, Clay Beresford (Hayden Christensen) é herdeiro de um banqueiro, recém-casado com a belíssima Sam Lockwood (Jessica Alba) e rico. Mas nem tudo é um mar-de-rosa, pois Clay precisa de fazer uma cirurgia muito arriscada, um transplante de coração.

Hayden Christensen volta com mais um filme às salas de cinema portuguesas, 15 dias após a estreia de “Jumper”. Jessica Alba não necessita de apresentações, pois as suas participações em “Sin City” e “Fantastic Four”, bem como a sua beleza natural, falam por si.

Terrence Howard participou recentemente no recente filme, em que também entra a brilhante Jodie Foster, “The Brave One”, no grandioso “Crash” e em muitos outros. Já Lena Olin é uma cara conhecidíssima de grandes, e outros nem tanto, filmes, como por exemplo “The Ninth Gate”, “The Queen of the Damned”, “Chocolat”, “Fanny Och Alexander”, “Darkness”, “Casanova”, na série “Alias” e em tantos outros. Esta actriz sueca, embora não tão aplaudida, merece um certo apreço, pois tem o seu quê de talento nato.

Quanto ao realizador, Joby Harold, não tenho nada a dizer, pois este é o seu primeiro filme e não quero criar qualquer tipo de expectativas, nem para mim, nem para os leitores deste blog.


Título: "Garage"
Realizador: Leonard Abrahamson
Género: Drama
Ano: 2007
Interpretes: Pat Shortt,
Anne-Marie Duff, Conor Ryan
IMDB
Site Oficial ou Site Oficial
Trailer

Este é a estreia mais alternativa da semana. É uma tragicomédia aparentemente sobre bombas de gasolina nos recantos da Irlanda. Josie (Patt Shortt) dedicou toda a sua vida a uma bomba de gasolina, vivendo peculiarmente feliz. Um dia, David (Conor Ryan) vem trabalhar consigo e tornam-se muito amigos. Carmel (Anne-Marie Duff) nutre uma paixão por Josie. O que este não sabe é que a sua vida está prestes a mudar completamente.

Tanto Leonard Abrahamson como Mark O'Halloran (argumentista) já nos presentearam com o seu trabalho em “Adam & Paul”, atirando-nos agora com “Garage”. Este é o terceiro trabalho de Leonard (o primeiro foi “3 Joes”) que me deixou bastante curiosa.

Título: "Silk"
Realizador: François Girard

Género: Drama/History/Romance
Ano: 2007
Interpretes: Keira Knightley, Michael Pitt,
Kôji Yakusho, Alfred Molina,
Sei Ashima
IMDB
Site Oficial
Trailer

Herve Joncour (Michael Pitt) é um jovem oficial do exército casado com Helene (Keira Knightley). Devido a uma epidemia na Europa, a criação de ovos ficou devastada, obrigando Baldabiou (Alfred Molina) a enviar Herve para o Japão, de forma a recuperar o seu negócio de seda. Herve terá que negociar com o poderoso e temido Hara Jubei (Kôji Yakusho), deixando-se levar pela misteriosa beleza da concubina do mesmo (Sei Ashima).

Jovem oficial casado com Keira, romance fatídico. Onde já li isto? Ainda há pouco falei de James McAvoy e agora falo de Keira. Este casal ficará imortalizado na minha memória eternamente, que filme aquele. (Falo de Atonement, obviamente). Creio, então, ser indispensável falar de Keira Knightley.

Michael Pitt, uma das caras conhecidas de “Dawson’s Creek”, faz o papel de Herve de forma subtil. Nada surpreendente nos filmes anteriores, veremos como se sairá neste. Quanto a Sei Ashima não se pode dizer muito, pois este é o seu primeiro trabalho como actriz. Alfred Molina é que já tem uma carreira preenchida, tendo doado o seu talento a filmes como “Chocolat”, “Frida”, “Magnolia””Coffee and Cigarettes”, “Spider Man II”, etc. Kôji Yakusho não é tão conhecido em Hollywood, mas sim no cinema oriental. Participou em filmes como “Memoirs of a Geisha”, “Babel”, entre muitos outros.

François Girard é um realizador, uma vez mais, por mim desconhecido. É o responsável por “Cargo”, “Le violon Rouge”, “Le JArdin des Ombres”, entre outros.


Título: "No Country for Old Men"
Realizador: Ethan Coen e Joel Coen
Género: Crime/Drama /Thriller
Ano: 2007
Interpretes: Tommy Lee Jones, Javier Bardem,
Josh Brolin, Woody Harrelson
IMDB
Site Oficial
Trailer

Anton Chigurh (Javier Bardem) é um psicótico assassino que tem a missão de encontrar Llewelyn Moss (Josh Brolin). Este é procurado porque pegou em algo que não era seu, uma mala cheia de dinheiro que encontrou ao lado de um traficante de drogas. A história passa-se na década de 80, Texas, e o xerife local, Ed Tom Bell (Tommy Lee Jones), terá um papel muito importante na missão de Anton.

Eis que nos chega um dos filmes mais esperados não só do mês, como também do ano. A magnífica performance de Javier Bardem foi já muito aplaudida, principalmente ontem. Não me surpreende, pois os seus papéis em “Mar Adentro” e “Goya's Ghosts” deixaram bem claro o seu potencial. Este também entrou em “Collateral”, Love in the Time of Cholera”, uma panóplia de filmes de origem latina vizinha e está agora a preparar-nos para o seu aparecimento em “Vicky Cristina Barcelona”, o novo de Woody Allen. Tommy Lee Jones dispensa qualquer comentário e, como senão bastasse ter-nos chegado com “In the Valey of Elah” no início do mês, aparece-nos agora nos ecrãs mais uma vez. É esperar para ver no que isto dá. A última prestação de Josh Brolin foi no brilhante duo de “Grindhouse” (Robert Rodriguez e Tarantino) e a última vez que vi Woody Harrelson foi em “Scanner Darkly”, um filme muito diferente, que conta também com a participação de Keanu Reeves e Robert Downey Jr.

Os dois irmãos, de sangue e no cinema, Ethan Coen e Joel Coen, apresentam-nos “No Country for Old Men". Vencedores de um Óscar, os dois Coen são os responsáveis pelo grandioso “Paris, Je T’Aime”, “The Ladykillers” (com Tom Hanks), “The Man Who Wasn't There” (com Billy Bob Thornton), Fargo”, etc.


Gosto mais do outro poster, mas este é bem diferente.
"No Country for Old Men" foi o grande vencedor na cerimónia, que se realizou ontem, dos Óscares da Academia. Merecido ou não, só esperando até quinta para ver.

Até lá, bons filmes!

Oscars 2008

Mais uma vez os Oscars desiludiram. Pelo menos é essa a minha opinião... Começemos pelo apresentador. Jon Stewart esteve bem, por vezes não tem o carisma de Billy Crystal e também não tem tanta piada como Chris Rock. Mas, apesar de tudo, esteve bem. Gostei que o facto de ele ser comentador politico não tivesse levado a piadas políticas porque ao contrário do que o senhor Michael Moore pensa, Oscars é noite de cinema e não de política. Jon Stewart também teve um momento de pura classe quando chamou Markéta Irglová ao palco para dar o seu discurso de aceitação depois da produção deselegantemente a ter arrastado para fora do palco sem lhe dar oportunidade.

Quanto a discursos Irglová e Javier Bardem deram os mais comoventes. Day Lewis também esteve bem ao mencionar H.W. Plainview! Sobre os apresentadores não há muito a dizer aparte de The Rock ter tido piada na apresentação dos efeitos especiais e de Seth Roguen e Jonah Hill mostrarem porque são dois dos gigantes da comédia! O monólogo inicial de Jon Stewart também teve a sua piada.

Uma grande desilusão foi a fraca produção. O cenário era horrivel e a pobre Amy Adams teve de aguentar aquela "feiura" sozinha enquanto cantava uma das canções nomeadas. E agora, sem mais demoras vamos aos nomeados. Admito que não vi os filmes todos mas se os membros da academia se podem pronunciar sem os terem visto porque é que eu não posso fazer o mesmo?

Melhor Curta:
Vencedor: Mozart and the Pickpockets
Nomeados: At Night, The Substitute, Tango Argentino, The Tonto Woman
Critica: Não tenho nada a dizer que não sei avaliar

Melhor Curta de Animação:
V: Peter and the Wolf
N: I Met the Walrus, Madam Tutli Putli, Moya Iyubov, Even Pigeons go to Pardise
C: A unica curta de animação que me vem à cabeça é Vincent de Tim Burton por isso mais uma vez não tenho nada a dizer

Melhor Curta, Documentário:
V: Freeheld
N: La Corona, Salim Baba, Sari's Mother
C: Mais uma vez nada a dizer

Melhor Maquilhagem:
V: La Vie En Rose
N: Pirates of the Caribbean 3; Norbit
C: Não há muito a dizer mas ainda bem que Norbit, um dos piores filmes do ano, não teve a horna de receber um Oscar

Melhor Guarda Roupa:
V: Elizabeth the Golden Age
N: Across the Universe, Atonement, La Vie En Rose, Sweeney Todd
C: Elizabeth the Golden Age tem de facto o melhor guarda roupa de entre os nomeados mas na minha opinião Pirates of the Caribbean deveria ter pelo menos uma nomeação... e quem sabe uma vitória.

Melhor Som:
V: The Bourne Ultimatum
N: No Country for Old Men, Ratatouille, Transformers, 3:10 to Yuma
C: Primeira injustiça da noite. Como é que um filme cujo o som mais impressionante é "murros" ganha a Transformers? Roubo numero 1

Melhor Edição de Som:
V: The Bourne Ultimatum
N: No Country for Old Men, Ratatouille, There Will Be Blood, Transformers
C: Mais uma vez Transformers foi roubado (2)

Melhor Ediçao:
V: The Bourne Ultimatum
N: The Diving Bell and the Butterfly, Into the Wild, No Country, There Will Be Blood
C: Não sei bem avaliar esta categoria mas Ultimatum parece-me um vencedor justo

Melhor Direcção Artistica:
V: Sweeney Todd
N: American Gangster, Atonement, There Will Be Blood, Golden Compass
C: Sweeney Todd mereceu a vitória mas onde é que está Assassination of Jesse James?

Melhores Efeitos Especiais:
V: Golden Compass
N: Pirates 3, Transformers
C: Inacreditável... Golden Compass até tem uns efeitos girinhos mas nada que não tivesse sido conseguido em 2003 por Lord of the Rings. Como é que é possivel que Transformers não tenha ganho? Mais um roubo! (3)

Melhor Música:
V: Atonement
N: The Kite Runner, Michael Clayton, Ratatouille, 3:10 To Yuma
C: De entre os nomeados foi um justo vencedor. Eu prefiro a de 3:10 To Yuma mas Atonement não fica muito atrás. Seria uma categoria justa se não faltasse aqui "There Will Be Blood" que tem de longe a melhor banda sonora do ano. O guitarrista de Radiohead criou uma obra prima que infelizmente foi mandada à merda pela academia. É triste. Roubo 4.

Melhor Canção:
V: Falling Slowly - Once
N: Raise it Up - August Rush; Happy Working Song, So Close e That's How You Know de Enchanted.
C: De entre os nomeados "That's How You Know" merecia ter ganho. É pena que os votos para Enchated se tenham dividido pelas 3 nomeações e por isso esta categoria não teve um vencedor justo. Compensou pelo discurso de aceitação. Mais uma vez não teria grandes problemas com esta categoria não fosse a completa ausencia de Into the Wild. Eddie Vader (vocalista de Pearl Jam) criou a que foi sem duvida a melhor banda sonora e a melhor canção do ano (Guaranteed). Mais uma vez é triste que a academia se tenha esquecido. Roubo numero 5

Melhor Documentário:
V: Taxi to the Dark Side
N: No End in Sight; Operation Homecoming; Sicko; War Dance
C: Não vi nenhum mas tinha ouvido dizer que No End in Sight e Sicko eram melhores... O meu vencedor seria King of Kong

Melhor Filme Estrangeiro:
V: The Counterfeiters
N: Beaufort, Mongol, Katyn, 12
C: Não vi nenhum deste mas onde é que está "Diving Bell and the Butterfly" e "4 Months, 3 Weeks and 2 Days"??? Mais uma vez a academia ficou mal vista... Roubo número 6

Melhor Filme de Animação.
V: Ratatouille
N: Persepolis, Surf's Up
C: Para já é pena a regra estupida desta categoria só ter 3 nomeações porque Simpsons merecia estar nesta lista. Dito isto até havia quem dizia que Ratatouille ia ser nomeado para melhor filme do ano por isso a vitória nesta categoria era esperada. Gostava de ter visto Surf's Up a ganhar porque dos três foi o que achei mais original e mais gostei. No entanto, Ratatouille é um vencedor justo porque é, de facto, a melhor animação do ano.

Melhor Guião Original:
V: Juno
N: Lars and the Real Girl; Michael Clayton; Ratatouille; The Savages
C: Já se sabia que Juno iria ganhar e foi uma vitória justa. Finalmente a academia acerta em cheio!

Melhor Guião Adaptado:
V: No Country for Old Men
N: Atonement, Away from Her, Diving Bell and the Butterfly, There Will Be Blood
C: Sem surpresas, não há muito a dizer

Melhor Cinematografia:
V: There Will Be Blood
N: Assassination of Jesse James; Atonement; No Country for Old Men; Diving Bell and the Butterlfy
C: Como é que Assassinatio não ganhou? Estou agora oficialmente convencido que academia não sabe o que faz. Roubou número 7

Melhor Actiz Secundária:
V: Tilda Swintom por Michael Clayton
N: Cate Blanchet - I'm Not There; Ruby Dee - American Gangster; Saoirse Ronan - Atonement; Amy Ryan - Gone Baby Gone
C: Surpresa da noite! Cate Blanchet ou Amy Ryan mereciam muito mais. Roubo número 8.

Melhor Actor Secundário:
V: Javier Bardem - No Country for Old Men
N: Casey Affleck - Assassination of Jesse James; Philip Seymor Hoffman - Charlie Wilson's War; Hal Holbrook - Into the Wild; Tom Wilkinson - Michael Clayton
C: Javier Bardem é bom actor, e o seu papel merecia muito reconhecimento. O Oscar era merecido, não fosse o facto de Casey Affleck estar na corrida e de ser, de longe, o justo vencedor. Casey Affleck deu em Assassination a que foi, não a melhor performance do ano, mas uma das melhores de sempre. Era esperada a vitória de Bardem mas esta não deixa de ser a desilusão da noite. Roubo número 9.

Melhor Actriz Principal:
V: Mario Cottilard - La Vie En Rose
N: Julie Cristie - Away From Her; Ellen Page - Juno; Laura Linney - The Savages; Cate Blanchet - Elizabeth the Golden Age
C: Esta categoria era renhida. Estava entre Cottilard, Christie e Page. Era giro Ellen Page ter ganho mas qualquer uma das 3 seria uma justa vencedora

Melhor Actor Principal:
V: Daniel Day Lewis - There Will Be Blood
N: Johnny Depp - Sweeney Todd; George Clooney - Michael Clayton; Tommy Lee Jones - In the Valley of Elah; Viggo Mortensen - Eastern Promises
C: Nomeações quase perfeitas (eu trocava Clooney por Brad Pitt para Assassination) e vencedor prefeito. Este ano Day Lewis não tinha competição. Uma das melhores performances de sempre. Pela segunda, e ultima vez, durante a noite a academia acerta em cheio.

Melhor Realizador:
V: Irmãos Cohen - No Country for Old Men
N: Paul Thomas Anderson - There Will Be Blood; Tony Gilroy - Michael Clayton; Julie Schnabel - Diving Bell and the Butterlfy; Jason Reitman - Juno.
C: Estava entre os Cohen e PTA, ganhou o que eu queria menos. O justo vencedor teria sido Tim Burton mas já se sabe que academia não gosta dele. Roubo número 10.

Melhor Filme:
V: No Country for Old Men
N: There Will Be Blood; Atonement; Juno; Michael Clayton
C: Começemos pelas nomeações. Juno e Michael Clayton são dois filmes que ate são bastante bons mas que não mereciam as nomeações, especialmente num ano em que filmes como Assassination of Jesse James (o melhor filme do ano), Into the Wild e mesmo Sweeney Todd ficaram de fora. Atonement no entanto merece a sua nomeação. Dito isto, o vencedor estava entre No Country for Old Men e There Will Be Blood. Eu estava a torcer por There Will Be Blood. Os irmão Cohen são grandes realizadores, claramente no top 10 de realizadores da actualidade mas, No Country for Old Men não é assim um filme tão bom e certamente não é sequer comparável a There Will Be Blood. Fico contente que os irmãos Cohen tenham tido a sua noite mas tenho pena que essa noite tenha sido a noite de ontem que deveria ter pertencido a Paul Thomas Anderson. Roubo número 11...

Bem, agora que já disse todo o mal que tinha a dizer da academia aqui ficam os Oscars que eu teria dado:

Melhor Filme: The Assassination of Jesse James by the Coward Robert Ford
Melhor Realizador: Tim Burton por Sweeney Todd
Melhor Actor Principal: Daniel Day Lewis por There Will Be Blood *
Melhor Actriz Principal: Ellen page por Juno
Melhor Actor Secundário: Casey Affleck por The Assassination of Jesse James
Melhor Actriz Secundária: Cate Blanchet por I'm Not There
Melhor Guião Original: Juno *
Melhor Guião Adaptado: No Country for Old Men *
Melhor Filme de Animação: Ratatouille *
Melhor Cinematografia: The Assassination of Jesse James by the Coward Robert Ford
Melhor Canção: Guaranteed de Eddie Vadder no filme Into the Wild
Melhor Música: There Will Be Blood
Melhor Documentario: King of Kong
Melhor Filme Estrangeiro: The Diving Bell and the Butterfly
Melhor Maquilhagem: La Vie En Rose *
Melhor Guarda Roupa: Pirates of the Caribbean At World's End
Melhor Edição: The Bourne Ultimatum *
Melhores Efeitos Especiais: Trasnformers
Melhor Som: Transformers
Melhor Edição de Som: Transformers
Melhor Direcção Artistica: Sweeney Todd *

Em 21 categorias concordo com a Academia em apenas em 7. Será que vale a pena continuar a ter fé nos Oscars? Eu estou quase a perder a minha... Talvez para o ano Wall-E ganhe o Oscar de melhor filme e talvez ai eu começe a respeitar de novo a Academia. Até lá...

Sunday, 24 February 2008

David Fincher assume "The Black Hole"

O realizador de "Seven", "Alien 3", "Fight Club", mais recentemente "Zodiac" e muitos outros, regressa com "The Black Hole".

Original de Charles Burns, a adaptação teria sido feita, em 2006, por Roger Avary (produtor e escritor de "Beowulf, escritor de "Pulp Fiction", Reservoir Dogs", "Silent Hill") e Neil Gaiman (produtor de "Stardust", produtor e escritor de "Beowulf"). "The Box" ainda passou pelas mãos de Alexandre Aja, mas acabou com David Fincher. E ficou em muito boas mãos!!!
A produção será da obra da Paramount Pictures, com o auxílio da MTV Films.

A história é baseada numa "praga sexual", ou seja, uma doença que está a espalhar-se pelos adolescentes de Seattle através de relações sexuais. Passa-se no início dos anos 80, os adolescentes começam a manifestar sinais que vão desde deformações físicas e alterações de comportamento a assassinatos. O problema é que não se conhece a cura.

Irei começar a colocar as fontes. É inadmissível nunca o ter feito.

Fonte: Movie Blog

O regresso de Richard Kelly

O realizador e argumentista do poderoso "Donnie Darko" (Jake Gyllenhaal, a sua irmã Maggie Gyllenhaal, Drew Barrymore) volta com "The Box".

Norma e Arthur Lewis (Cameron Diaz e James Marsden) são um casal com dificuldades económicas e um filho para sustentar. Recebem uma caixa de madeira que mudará as suas vidas. Um homem misterioso (James Langella) entrega a mensagem que acompanha a caixa, a promessa de 200 mil dólares com o simples pressionar de um botão. No entanto, se pressionarem este botão, morrerá imediatamente uma pessoa algures, que eles não conhecem. Têm apenas 24 horas para decidir, o que fará com que Norma e Arthur se questionem dos seus valores e prioridades ao enfrentarem este dilema moral.

Aqui está a primeira imagem revelada.


Só tenho uma questão: Cameron Diaz e James Marsden???

Sinceramente não me espanta muito, visto que o seu último filme foi "Southland Tales" com Sarah Michelle Gellar, Justion Timberlake, Seann William Scott, Dwayne Johnson, Mandy Moore, etc. Logo, terá de ser muito bom para superar este, apesar de não o ter visto.

"Fiction into Film"

A arte de passar factos e ficção para filme.



Temos muito boas adaptações, senão vejam aqui.


Vale a pena ler!!!


Friday, 22 February 2008

"Lust, Caution"

Título: "Lust, Caution" ou "Se, Jie"
Realizador: Ang Lee
Género: Drama/Thriller/Romance/War
Ano: 2007
Interpretes: Tony Leung Chiu Wai,
Wei Tang, Joan Chen, Lee-Hom Wang

IMDB
Site Oficial

Um grupo de estudantes universitários decide utilizar o seu talento como actores para porem em prática o assassínio de Mr. Yee (Tony Leung). Tudo começa em 1938, na China, onde uma das estudantes do grupo, Wong Chia Chi (Tang Wei) se faz passar por Mrs. Mak para conseguírem cumprir o plano de matar Mr. Yee. Dispostos a fazer de tudo, os estudantes, um pouco ignorantes, mas seguros de si, com um plano um tanto ou quanto pitoresco, mas patriotista, dão a Wong Chia Chi a missão da sua vida.
Todos se sacrificam pela pátria, pois em plena 2ª Guerra Mundial, os Japoneses ocuparam Shanghai e Mrs. Mak terá de utilizar todo o seu charme para seduzir o colaborador japonês, o traidor da pátria que os estudantes tanto perseguem.


"Lust, Caution" é um filme sobre Guerra, patriotismo, persistência, sedução e conspiração. Que conjunto de palavras poderia resultar melhor? Desde o início até ao fim, o filme não perde interesse, não se torna maçador e é perfeitamente acessível. Não requer grande capacidades intelectuais, nem grandes aforismos, basta que se recostem confortavelmente no sofá da sala de cinema e apreciem o que é bom cinema.

Confesso que não estive muito atenta à música do filme, não por ser oriental, mas porque toda o enredo da história tomaram toda a minha atenção. O enredo, a fotografia, os actores, os cenários, todos os pormenores que fazem de "Lust, Caution" um filme de renome de Mr. Ang Lee. Deveras surpreendente!
Ang Lee realizou filmes, vencedores de alguns prémios, como "Brokeback Mountain" e "Crounching Tiger, Hidden Dragon" (ou "Wo Hu Cang Long"). Quanto ao primeiro, não tenho nada a comentar. É um filme completamente diferente, trata uma polémica diferente e, apesar de para muitos ter-se limitado a imortalizar a dupla "cowboys gays", para mim está ali um bom filme, mas longe dos melhores. Nunca tive a oportunidade de ver "Crounching Tiger, Hidden Dragon", mas fiquei bastante curiosa. O trabalho do senhor ganhou apenas mais uma fã e, por isso, pretendo conhecer todo o seu reportório cinematográfico.

Mr. e Mrs. Yee (Tony Leung Chiu Wai e Joan Chen) são já caras conhecidas do cinema oriental (e não só). Tony Leung participou no também grandioso "2046" (entre dezenas e dezenas de outros) e Joan já cedeu o seu talento a cerca de 50 filmes.

A verdadeira descoberta em "Lust, Caution" foi, sem dúvida, Wei Tang. Quem dera a tão boas almas ter um primeiro filme como este. Esta jovem actriz de 27 anos conseguiu representar maravilhosamente bem a sua personagem. Aquela passagem de uma tímida e inocente caloira universitária a uma sedutora e destemida esposa de um homem de negócios é absolutamente estonteante, tendo-me mesmo feito lembrar Ellen Page em "Hard Candy" (a mítica personagem!!!). Wei Tang conta já uma carreia promissora e a seguir.
Mesmo tendo a noção que os orientais não são muito expressivos (ou então sou eu que não consigo entender que tipo de expressões faciais utilizam, que é o mais provável), os actores de "Lust, Caution", principalmente os três por mim comentados, transmitiram tudo o que era suposto terem transmitido e talvez até mais.

Em suma, considero "Lust, Caution", ou "Sedução, Conspiração" em português, um filme sereno, aprazivelmente sedutor, pondo de lado qualquer sentimento pudico, patriota e seguro de si mesmo. Aconselho!

8/10

Thursday, 21 February 2008

Estreias da semana

Peço desculpa pelo atraso!

Esta semana contamos apenas com 3 filmes, mas não valem menos por isso, antes pelo contrário.
Desta vez não vou ordená-los de forma nenhuma, porque nem saberia fazê-lo.



Título: "Juno"
Realizador: Jason Raitman
Género: Drama/Romance/Comedy
Ano: 2007
Interpretes: Ellen Page, Michael Cera,
Jennifer Garner, Jason Bateman,
Allison Janney, J. K. Simons
IMDB
Site Oficial
Trailer

Juno MacGuff (Ellen Page) é uma adolescente como tantas outras, rebelde e decidida a ser diferente. Com 16 anos, e simplesmente porque sim, decide fazer amor com o seu melhor amigo Paulie Bleeker (Michael Cera). Juno descobre que está grávida e decide procurar uns pais adoptivos para a "thing" que em breve terá. Várias peripécias acontecem e Juno, com toda a sua cativante personalidade, dará um toque nada comum ao filme.

Tudo o que envolva Ellen Page terá o meu contributo, ainda para mais quando é nomeada para um Oscar. A personagem que desenvolveu em "Hard Candy" fez com que me apaixonasse. Apesar de admitir que não sabe correr ("X-Men: The Last Stand"), Ellen Page tem uma presença e carisma característicos, que nunca deixarão de ser elogiados por mim. Mesmo que o filme não seja do género que mais aprecio (Romance/Comédia), não posso deixar de ver a sua performance.
J. K. Simons imortalizou-se na minha memória com a sua personagem em "Spider Man" (a única personagem bem desenvolvida e comparável com a Marvel). Entre tantos outros filmes, como "Harsh Times", "Thank You For Smoking", ou mesmo no seu contributo em "Law and Order", Simons não se deixa levar por falsos testemunhos.
Jennifer Garner (a famosa "Alias", "Elektra" ou mesmo pela sua participação em "The Kingdom") reaparece aqui com uma personagem muito diferente das anteriores.
Quanto ao realizador, Jason Reitman, não tenho muito a comentar, pois confesso que desconheço o seu historial, mas posso dizer-vos que foi também responsável por "Uncle Sam" e "Thank YOu For Smoking".


Título: "Persépolis"
Realizador: Vicent Paronnaud e Marjane Satrapi
Género: Animation/Comedy/Drama
Ano: 2007
Interpretes: Chiara Mastroianni,
Catherine Deneuve

IMDB
Site Oficial
Trailer

Marjane é uma menina de 9 anos que vive no Irão. Agarrada aos seus ténis e à sua infância, Marjane vive contemporaneamente com a guerra Irão/Iraque. Seus pais cedo se apercebem que a vida da filha se vai alterar face à situação e decidem enviá-la para a Áustria. Sozinha num país desconhecido, Marjane irá passar uma adolescência comum, longe da sua terra natal, onde já obrigaram as mulheres a usar véu. Entretanto as saudades falarão mais mesmo, mesmo que isso signifique voltar para tudo do que fugiu.

A única entidade por mim conhecida neste filme é Catherine Deneuve, que cedeu a sua voz à mãe de Marjane. Penso que é indispensável falar da sua carreira cinematográfica, tendo em consideração que conta já com cerca de 100 filmes.

Tudo isto basta para me fazer sentar numa sala de cinema e pagar os 5 € que tanto me pedem, mas, já agora, acrescento que "Persépolis" é já vencedor pela quantidade de prémios e aplausos que recebeu, nomeadamente no Festival de Cannes.



Título: "Michael Clayton"
Realizador: Tom Gilroy
Género: Drama/Thriller
Ano: 2007
Interpretes: George Clooney, Tom Wilkinson,
Michael O'Keefe, Sydney Pollack,
Tilda Swinton, Alberto Vasquez

IMDB
Site Oficial
Trailer

Michael Clayton (George Cooney) é o funcionário mais promissor da firma onde trabalha. A mando do co-fundador da mesma (Sydney Pollack), Clayton enverga por um auto-conhecimento e de tudo o que o rodeou e nunca se apercebeu. Perito em limpar os trabalhos sujos dos seus clientes, Clayton começa então a perceber que tipo de vida levava até então.

E palavras para quê? Eis que chega o tão aguardado "Michael Clayton". Nem me atrevi a prolongar a sinopse para não levantar falsos testemunhos ou criar ilusões. Atrevo-me sim a dizer que o filme conta com a participação de importantes "personagens" do Mundo do cinema.

Tom Wilkinson pode não ser dos actores mais carismáticos de Hollywood, mas sei reconhecer o seu bom trabalho, tal como o de George Clooney (que dispensa todo e qualquer "background" cinematográfico) ou mesmo Tilda Swinton ("Vanilla Sky", "Constantine", "The Chronicle of Narnia: The Lion, the Witch and the Wardrobe" que nunca me desiludiu ou surpreendeu.
Tony Gilroy é o escritor responsável por filmes como "The Devil's Advocate", "Armagedon", o trio do "Bourne", entre outros), tendo apenas realizador dois ("Michael Clayton" e "Duplicity"). Como não conheço este último, não quero julgar o seu trabalho como realizador, mas não posso deixar de fazer uma vénia ao senhor pelo seu contributo como argumentista.


Esta semana é tudo. Bons filmes!

Blindness

Os que seguem atentamente a gravação do filme já devem saber sobre este blog. Para os outros que desejam saber mais sobre a adaptação cinemática de "ensaio sobre a cegueira" aqui fica um blog sobre o filme escrito pelo proprio realizador:

http://www.blogdeblindness.blogspot.com/

Sunday, 17 February 2008

FANTASPORTO




Está mesmo a chegar o festival nacional mais esperado por mim - Fantasporto!

Este ano, entre
25 de Fevereiro a 9 de Março, poder-se-á assistir a mais uma data de bons filmes, entre outras coisas.
Mais informações aqui.

A não perder!



Já que obriga a uma passagem pela cidade "inbicta", deixo aqui umas muito boas sugestões:

Uma loja de cinema, a Vertigo, a qual tive a oportunidade de visitar, na Rua Miguel Bombarda (próxima do Palácio de Cristal). Não resisti e comprei o poster do "Clockwork Orange" e do "Cabinet Of Dr. Caligari".
Mais informações aqui.

Podem ainda visitar um dos cinemas Cidade do Porto ou Campo Alegre, que fazem parte dos Cinemas Medeia e só apresentam bons filmes, nada de comercialismos e blockbusters típicos.
Mais informações aqui.

Para quem é mesmo amante da cultura cinematográfica pode ainda fazer um pequeno roteiro pelos cinemas antigos da cidade do Porto. Alguns já não existem, outros têm outras funções, mas uns ainda continuam abertos e a funcionar.
Mais informações aqui.

Para quem mora um pouco mais no centro, e para descentralizar um pouco, aqui ficam duas boas lojas de cinema, na capital - Cinecitta e CinemaScope.

Elephants Dream

"Elephants Dream" é uma curta-metragem coordenada pela Blender Foundation.


Inicialmente tinha o nome de "Orange", depois "Machina", até que ficou por ser "Elephants Dream".
A visualização e o download são gratuitos.



Site oficial


Já agora deixo aqui a minha curta-metragem preferida (confesso que não vi muitas).



Aproveito para lembrar o Festival Curtas Vila do Conde, que se realizará de 5 a 13 de Julho.
Mais informações aqui.

Público em grande

Todas as sextas-feiras, o Público "oferece" um DVD.

Objectivo é elaborar uma colecção de filmes dos 25 melhores realizadores.
Aqui fica a lista:

1. Charlie Chaplin (15-02-2008) - O Emigrante; À Beira-mar; O Campeão; O Ringue de Patinagem
2. Steven Spielberg (22-02-2008) - Relatório Minoritário
3. Martin Scorsese (29-02-2008) - Touro Enraivecido
4. Sergio Leone (07-03-2008) - O Bom, O Mau e O Vilão
5. Frederico Fellini (14-03-2008) - Roma de Fellini
6. Tim Burton (21-03-2008) - Eduardo Mãos de Tesoura
7. Francis Ford Coppola (28-03-2008) - Apocalypse Now Redux
8. Jean-Luc Godard (04-04-2008) - Bando à Parte
9. Woody Allen (11-04-2008) - Match Point
10. Ingmar Bergman (18-04-2008) - A Máscara
11. David Lynch (25-04-2008) - Veludo Azul
12. François Truffaut (02-05-2008) - A Noiva Estava de Luto
13. Akira Kurosawa (09-05-2008) - Kagemusha - A Sombra do Guerreiro
14. Fritz Lang (16-05-2008) - O Testamento do Dr. Mabuse
15. Roberto Rossellini (23-05-2008) - Viagem em Itália
16. Buster Keaton (30-05-2008) - Pamplinas Maquinista
17. Andrei Tarkovsky (06-06-2008) - O Sacrifício
18. Billy Wilder (13-06-2008) - O Apartamento
19. Jean Renoir (20-06-2008) - A Grande Ilusão
20. Orson Welles (37-06-2008) - O Quarto Mandamento
21. Kenji Mizoguchi (04-07-2008) - O Conto dos Crisântemos Tardios
22. Stanley Kubrick (11-07-2008) - Horizontes de Glória
23. Sergei Eisenstein (18-07-2008) - O Couraçado Potemkin
24. Michelangelo Antonioini (25-07-2008) - O Eclipse
25. Manoel de Oliveira (01-08-2008) - Vale Abraão

Mais informação aqui.

Saturday, 16 February 2008

Blindness - Ensaio Sobre a Cegueira

Um dos espiões do fantastico Aintitcoolnews já viu o filme "Blindess" adaptação cinematográfica do livro "Ensaio sobre a Cegueira" de José Saramago. Parece que, após "cidade de deus" e "constant gardener", o brasileiro Fernando Meirelles mais uma vez nao desilude. Aqui fica a descrição do filme segundo o Aintitcoolnews

"Last night i went to an advanced screening of "Blindness" a new film by Fernando Meirelles, the director The Constant Gardener.

let me just warn the readers of spoilers in this review/synopsis.

ok. an announcement was made before the screening that this was a video presentation and not 35 mm but that did not really detract from the film. also, at one point there was stock footage instead of whatever they will use, but that too was a minor distraction. otherwise, the production, music and everything else seemed to be close to a finished product.

the film opens immediately with a single man going inexplicably blind with no one really knowing or understanding why it has happened. he comes into contact with people (don mckellar) and his doctor (mark ruffalo) and the doctor's wife (julianne moore).

slowly but surely they too begin to go blind, as does the rest of the city, although no one has an exlpanation as to why it is happening. the nameless faceless government decides they don't want or can't deal with these people and puts them in an asylum to fend for themselves. julianne moore, who does not lose her sight, goes in with them to be with her husband but ends up taking care of them quite a bit.

we see the brutality of people trying to fend for themselves, and two camps forming in the asylum, the good side and evil side. it becomes a bit of a morality tale of good versus evil and what people can become when there are no laws or they are protected by "the invsibility that comes with blindness" as the movie states.

we don't get a sense of exactly how long they are in this asylum but it appears it is a long time. julianne moore eventually begins to fight back against the evil side (although give the fact she can see, it took her way too long to do this).

just to keep this synopsis shorter, eventually the asylum is abandened and they leave to an outside world that is in disaray, everyone is wondering around like blind zombies, hungry, stealing from each other. there is an element of 28 days later here where the streets are abandoned.

moore directs a small group of people (those she had been taking care of) back to her house which has been untouched.
the movie is drawing to a close, food is found and we see the first man that lost his sight to gain it back leaving us with the hope that others will also regain their site.

all in all, this was a very interesting movie. the colour scheme, production and location were all very beautiful. the film was shot in brazil and the interiors were shot in canada.

i think with some cutting the movie would be even better. danny glover plays one of the "inmates" as well and there is distracting voice over from his character that seems to begin in the middle of the movie for no particular reason.

julianne moore does a nice job of someone dealing with a situation she brought upon herself but can't control. it is a quiet subtle performance that works.

the movie also felt a little like babel or crash, where lives come together and cross paths in an otherwise big city where no one ever talks to each other.

there are a lot of other brutal twists and turns between the good inmates and bad but i'll leave those out of this review. i think this will play well in the art houses, not so much in the wide release but really quite interesting. my friend and i were talking about it the whole way home, which to me is a good sign.

i hope this was useful to you.

joel"


Cruela de Vil Mata um dos Dálmatas de 2008

E logo um dos mais importantes. Star Trek, realizado por JJ Abrams, foi adiado por 4 meses. A nova data de estreia é 8 de Maio de 2009. Tudo isto por ser mais rentável nessa altura... Realmente o nome "film business" tem razão de ser!

De qualquer forma aqui fica o trailer:


Friday, 15 February 2008

Os Dálmatas de 2008

Uma lista com 101 filmes de 2008 para agradar a todos os gostos!


001 - 007: Quantum of Solace - Grau de Expectativa (GE) ****
Previsão: Novembro
Realizador: Marc Forster
Género: Acção
- Daniel Craig de volta como James Bond. Após o brilhante Casino Royale a equipa decidiu apostar na história curta escrita por Ian Fleming que toma lugar imeadiatamente após o último filme.

002 - 10.000 BC - GE ****
Previsão: Março
Realizador: Roland Emmerich
Género: Épico
- Roland Emmerich é dos melhores realizadores de épicos da actualidade. Depois de visões do futuro em "Independance Day" e "The Day After Tomorrow" realiza este filme que pretende retratar de forma realista o tempo "dos homens das cavernas".


003 - 21 - GE ***
Previsão: Abril
Realizador: Robert Luketic
Género: Thriller
- História verdadeira sobre seis genios estudantes que treinados por Kevin Spacey vão tentar burlar casinos em Las Vegas

004 - 27 Dresses - GE *
Previsão: Março
Realizador: Anne Fletcher
Género: Comédia
- Um "chick-flick" em que Katherine Heigl é sempre a madrinha mas nunca a noiva... como se isso fosse possivel!

005 - Adventureland - GE ***
Previsão: Agosto
Realizador: Greg Mottola
Género: Comédia
- Cómedia situada em 1987 na qual um jovem graduado começa a trabalhar num parque de diversões e descobre que talvez seja esse o melhor lugar para começar a sua vida de adulto. Depois de Superbad vale a pena ficar curioso sobre qualquer coisa com o nome Greg Mottola anexado!

006 - Angels and Demons - GE **
Previsão: Dezembro
Realizador: Ron Howard
Género: Acção
- Adaptação do livro de Dan Brown. Tom Hanks retorna no papel de Robert Lagdon desta vez acompanhado por Naomi Watts.

007 - Australia - GE ****
Previsão: Novembro
Realizador: Baz Luhrmann
Género: Épico / Western
- Novo filme do realizador de Moulin Rouge e Romeo+Juliet. Épico histórico sobre Australia antes da Segunda Guerra. Com Nicole Kidman e Hugh Jackman.



008 - Baby Mama - GE **
Previsão: Maio
Realizador: Michael McCullers
Género: Comédia
- Tina Fey e Amy Poehler, as duas grandes comediantes do SNL juntas numa comédia sobre a gravidez.

009 - Babylon AD - GE **
Previsão: Agosto
Realizador: Mathieu Kassovitz
Género: Sci-Fi
- Kassovitz já fez uma grande obra - La Haine. Já fez um filme bom - Crimson Rivers. Já fez um filme desastroso - Ghotika. Como será este drama de ficção cientifica com Vin Diesel sobre a criação de um Messias...?



010 - Be Kind Rewind - GE ****
Previsão: Fevereiro
Realizador: Michel Gondry
Género: Comédia
- Gondry realizou a que é, a par com Garden State, a minha comédia românticas preferida - Eternal Sunshine of the Spotless Mind. Desta feita não realiza uma comédia romântica mas sim uma comédia sobre cinema. Jack Black e Mos Def filmam versões "low-budget" dos seus filmes preferidos... até começarem a ter probelmas com direitos de autor...

011 - Blindness - GE ****
Previsão: Agosto
Realizador: Fernando Meirelles
Género: Drama
- Depois de surpreender o mundo com "Cidade de Deus" e de se confirmar como excelente realizador com "The Constant Gardener", Meirelles adapta o livro "Ensaio Sobre a Cegueira" do nosso prémio Nobel, José Saramago. Será que a partir daqui Hollywood abre os olhos para as nossas obras literárias... Lusíadas talvez...







012 - Body of Lies - GE ***

Previsão: Outubro
Realizador: Ridley Scott
Género: Drama
- Ridley Scott adapta a obra homónima de David Ignatius sobre um jornalista que é contratado pela CIA para investigar a Al Qaeda na Jordania. Com Leonardo DiCaprio.

013 - Box, The - GE ****
Previsão: ?
Realizador: Richard Kelly
Género: Terror / Sci-Fi
- O facto de Kelly ter realizado Donnie Darko é suficiente para justificar uma viagem ao cinema, mesmo que "Southland Tales" não tenha tido a melhor critica. Famoso por realizar filmes no mínimo estranhos Kelly pretende dar à caixa de Pandora um significado actual.

014 - Brüno: Delicious Journeys Through America for the Purpose of Making Heterosexual Males Visibly Uncomfortable in the Presence of a Gay Foreigner in a Mesh T-Shirt - GE **
Previsão: Outubro
Realizador: Dan Mazer
Género: Comédia
- Após Ali G e Borat Sacha Baron Cohen transporta para o cinema mais um personagem da sua série, desta feita um gay autriaco que leva o seu espectacula à America

015 - Burn after Reading - GE ****
Previsão: Setembro
Realizador: Irmãos Cohen
Género: Comédia
- Cohen é sinónimo de bons filmes. George Clooney, Brad Pitt e John Malkovich são sinónimos de bons actores. Por isso é claro que este é um dos mais importantes para 2008. Um disco da CIA vai para as mãos de duas pessoas que só pensam ganhar dinheiro com isso.

016 - Changeling, The - GE ***
Previsão: Novembro
Realizador: Clint Eastwood
Género: Thriller
- Eastwood regressa atrás das cameras! Quando uma criança regressa a casa depois de ter sido raptada a mãe começa a suspeitar que aquele não é o seu filho...

017 - Choke - GE **
Previsão: Agosto
Realizador: Clark Gregg
Género: Comédia
- Adaptação do livro homónimo de Chuck Palahniuk (Fight Club). Um ninfómaniaco burla diversas pessoas para pagar o hospital onde a sua mãe está internada.



018 - Chronicles of Narnia: Prince Caspian, The - GE ****
Previsão: Junho
Realizador: Andrew Adamson
Género: Fantasia
- Segunda adaptação da serie "Crónicas de Narnia". O elenco está todo de regresso para um dos filmes mais esperados do ano.

019 - City of Ember - GE ***
Previsão: Outubro
Realizador: Gil Kenan
Género: Fantasia
- Depois de Monster House, Gil Kenan realiza mais um filme para crianças (e adultos) desta feita com as participações de Bill Murray e Tim Robbins. O filme conta a história do que acontence quando na cidade da Luz as lampadas começam a apagar...











020 - CJ7 - GE ***

Previsão: Março
Realizador: Stephen Chow
Género: Comédia
- Stephen Chow (Kung Fu Hustle) aprende lições de vida com um novo e estranho brinquedo do seu filho




021 - Cloverfield - GE ****
Previsão: Janeiro
Realizador: Matt Reeves
Género: Terror
- Reeves e o produtor J.J. Abrams (Lost) trazem ao cinema aquele que já é considerado um dos melhores filmes de monstros de sempre. Já nos cinemas e segundo a critica é o melhor filme de 2008 até ao momento.

022 - Cottage, The - GE **
Previsão: Março
Realizador: Paul Andrew Williams
Género: Terror / Comédia
- Segundo as pessoas que já viram tem tão de divertido como de assustador. Com Andy Serkins (Gollum, King Kong) e pelo realizador de "London to Brighton"












023 - Curious Case of Benjamin Button, The - GE ****

Previsão: Novembro
Realizador: David Fincher
Género: Drama / Fantasia
- Conta a história de um homem que começa a envelhecer ao contrário



024 - Dark Knight, The - GE *****
Previsão: Julho
Realizador: Christopher Nolan
Género: Acção
- Ora aqui está o primeiro filme obrigatório de 2008. Depois do fantástico Batman Begins, Nolan continua a história de Batman com esta sequela que é vista por muitos como o grande filme de 2008. O trailer está extraordinário e Heath Ledger, apesar da sua morte prematura, parece que vai ficar imortalisado na história do cinema pelo seu trabalho como um dos maiores vilões de todos os tempos - The Joker

025 - Day the Earth Stood Still, The - GE **
Previsão: Dezembro
Realizador: Scott Derrickson
Género: Sci-Fi
- Remake do filme homónimo de 1951 sobre a visita de um extraterrestre e o seu robot à Terra. Com Keanu Reeves, Jennifer Connely, John Cleese e Kathy Bathes.








026 - Defiance - GE ***
Previsão: Outubro
Realizador: Edward Zwick
Género: Guerra
- Depois de realizar "The Last Samurai" e "Blood Diamond" Zwick oferecenos um drama sobre a Segunda Guerra Mundial. Com Daniel Craig, Liev Schiebler e Jamie Bell.

027 - Definately, Maybe - GE ****
Previsão: Fevereiro
Realizador: Adam Brooks
Género: Comédia
- A primeira grande surpresa do ano. Alguns já chamam a este filme um Annie Hall para a nova geração

028 - Diary of the Dead - GE ***
Previsão: Março
Realizador: George A. Romero
Género: Terror
- Mais um capitulo (quinto) da saga Zombie deste experiente realizador.

029 - Doomsday - GE ****
Previsão: Março
Realizador: Neil Marshal
Género: Acção / Terror
- Épico de terror do autor de "The Descent" onde um grupo de pessoas tenta prevenir a extinção da raça humana



030 - Duchess, The - GE *
Previsão: Novembro
Realizador: Saul Dibb
Género: Drama
- Keira Knightley intrepreta a Duquesa de Devonshire que no secúlo XVIII foi tão amada como odiada

031 - Eagle Eye - GE **
Previsão: Setembro
Realizador: D.J. Caruso
Género: Acção
- Depois da surpresa que foi "Disturbia", D.J. Caruso tenta novamente surpreender desta feita com a história de uma mãe e um filho que se veem involvidos numa rede terrorista que pretende assassinar um politico.

032 - FanBoys - GE ***
Previsão: Janeiro
Realizador: Kyle Newman
Género: Comédia
- Três fans de Star Wars viajam até ao rancho Skywalker para roubar uma cópia não editada de "Phantom Menace" para o seu amigo que está a morrer.

033 - Flashbacks of a Fool - GE ***
Previsão: Abril
Realizador: Baille Walsh
Género: Drama
- Uma estrela de Hollywood em decadência (Daniel Craig) revisita o seu passado

034 - Fool’s Gold - GE **
Previsão: Abril
Realizador: Andy Tennant
Género: Acção
- Mathew McCaunaughey e Kate Hudsen procuram um tesouro

035 - Forgetting Sarah Marshal - GE ****
Previsão: Junho
Realizador: Nicholas Stollar
Género: Comédia
- Mais uma comédia com o selo de qualidade Judd Apatow e com a Kristen Bell em bikini!


036 - Frost / Nixon - GE **
Previsão: Agosto
Realizador: Ron Howard
Género: Drama
- Adaptação da peça de teatro homónima que relata entrevistas feitas por David Frost ao presidente Nixon durante o pós Watergate.



037 - Funny Games - GE ***
Previsão: Abril
Realizador: Michael Haneke
Género: Thriller
- Haneke faz um remake do seu próprio filme de 1997 sobre uma familia que é feita refém por dois homens psicóticos. Com Naomi Watts



038 - Get Smart - GE **
Previsão: Agosto
Realizador: Peter Segal
Género: Comédia
- Adaptação da antiga serie de espiões com Steve Carell no papel de Maxwell Smart - Agent 86

039 - Ghost Town - GE **
Previsão: Setembro
Realizador: Michael McGruther
Género: Drama
- Ricky Gervais vê pessoas mortas no seu primeiro papel principal no cinema

040 - Guerrilla - GE ****
Previsão: ?
Realizador: Steven Soderbergh
Género: Drama
- Benicio del Toro num filme biográfico sobre Ernesto Che Guevara






041 - Hancock - GE ***
Previsão: Julho
Realizador: Peter Berg
Género: Acção / Comédia
- Will Smith é um sem abrigo com super poderes

042 - Happening, The - GE ****
Previsão: Junho
Realizador: M. Night Shyamalan
Género: Thriller
- Regresso de Shyamalan é sempre ocasião para uma visita ao cinema. O poster dá o mote à história. Com Mark Wallberg e Zoe Deschannel











043 - Harold and Kumar 2: Escape from Guantanamo Bay - GE **
Previsão: Abril
Realizador: Jon Hurwitz e Hayden Schlossberg
Género: Comédia
- Mais uma comédia para atingir os limites máximos de estupidez com a dupla John Cho e Kal Penn

044 - Harry Potter and the Half Blood Prince - GE ****
Previsão: Novembro
Realizador: David Yates
Género: Fantasia
- Chega ao cinema o penultimo capitulo da saga mais produtiva de sempre!













045 - Hellboy II: Golden Army - GE ***

Previsão: Agosto
Realizador: Guillermo Del Toro
Género: Fantasia / Acção
- Não sou grande fã do primeiro capitulo de Hellboy mas o facto de Del Toro realizar justifica o lugar do filme nesta contagem. No segundo capitulo da saga um grupo de criaturas fantásticas decide se revoltar contra a humanidade. Cabe a Hellboy e à sua equipa trazer paz de volta ao mundo dos Humanos.



046 - High School Musical 3: Senior Year - GE ****
Previsão: Outubro
Realizador: Kenny Ortega
Género: Musical
- Os miudos estão todos de volta para o ultimo (?) capitulo desta saga musical que tem batido recordes na televisão. Este é o primeiro capitulo a ser projectado no grande ecrã.

047 - Honeydripper - GE ***
Previsão: Abril
Realizador John Sayles
Género: Drama
- Um propriatario de um bar de blues nos anos 50 tenta salvar o establecimento com a ajuda de um prodigio da guitarra

048 - Horton Hears a Who! - GE ****
Previsão: Março
Realizador: Jimmy Hayward e Steve Martino
Género: Animação
- Adaptação do livro de Dr. Seuss sobre um elefante que tenta proteger um mundo microscópico no qual ninguem acredita. Com vozes de Jim Carrey e Steve Carrel.


049 - How to Lose Friends and Alienate People - GE **
Previsão: Outubro
Realizador: Robert B. Weide
Género: Comédia
- Simon Pegg é um escritor inglês com dificuldade de se integrar no seu novo trabalho em Nova York

050 - Igor - GE ****
Previsão: Outubro
Realizador: Anthony Leondis
Género: Animação
- Igor (John Cusack) é um inventor que tenta ganhar um curso de inventores maléficos

051 - In Bruges - GE **
Previsão: Abril
Realizador: Martin McDonagh
Género: Acção
- Depois de um trabalho dificil dois assassinios por encomenda (Colin Farrel e Bredan Gleeson) começam a diferir nas suas opiniões sobre a vida e a morte. Também com a participação de Ralph Fiennes.

052 - Incediary - GE **
Previsão: ?
Realizador: Shane Maguire
Género: Drama
- A vida de uma mulher fica desfeita depois de um ataque suicida. Com Michelle Williams e Ewan McGregor

053 - Incredible Hulk, The - GE ***
Previsão: Junho
Realizador: Louis Letterrier
Género: Acção
- Eu devo de ser dos únicos que devo ter gostado da visão de Ang Lee sobre o gigante verde. De qualquer forma é sempre um prazer ver Edward Norton!



054 - Indiana Jones: The Kingdom of the Crystal Skull - GE *****
Previsão: Maio
Realizador: Steven Spielberg
Género: Acção
- Este filme dispensa apresentações senão vejamos: Steven Spielberg, George Lucas, Harrison Ford, John Williams, Shia LaBeauf, Cate Blanchett, Karen Allen, John Hurt, Ray Winstone. Ainda há duvidas que vai ser o maior (mas talvez não o melhor) filme de 2008?

055 - Inkheart - GE ****
Previsão: Abril
Realizador: Iain Sofley
Género: Fantasia
- Mo (Brendan Fraser) têm o poder de trazer personagens de livros para o mundo real. Também com Andy Serkins e Paul Bettany.










056 - International, The - GE **

Previsão: Setembro
Realizador: Tom Tykwer
Género: Drama / Thriller
- Um agente da interpol (Clive Owen) expõe um circulo de trafico de armas. Também com Naomi Watts.

057 - Iron Man - GE ****
Previsão: Maio
Realizador: John Favreau
Género: Acção
- Robert Down Jr representa o herói Tony Stark que após um acidente se viu obrigado a fazer uma armadura para poder sobreviver.



058 - John Rambo - GE ****
Previsão: Fevereiro
Realizador: Silverster Stallone
Género: Acção
- Depois de ter ressuscitado Rocky (brilhantemente deve-se dizer) Stallone traz de volta aos ecrãs outra das suas notáveis personagens. É impressionante ver Stallone com 61 anos num papel destes. O filme mais violento de 2008?

059 - Journey to the Center of the Earth 3D - GE ****
Previsão: Julho
Realizador: Eric Brevig
Género: Fantasia
- 3D muito raramente resulta mas há sempre esperança. Esta é a deste ano. Tal como o titulo indica conta uma viagem ao centro da Terra. Com Bredan Fraser.













060 - Jumper - GE ***
Previsão: Fevereiro
Realizador: Doug Liman
Género: Acção
- Falava-se de um novo Matrix mas a critica não tem sido muito positiva. Sobre um homem (Hayden Christiansen) que se consegue teletrasportar para qualquer lugar no mundo. Também conta com a presença de Jamie Bell, Rachel Bilson e Samuel L. Jackson


















061 - Kung Fu Panda - GE ****

Previsão: Julho
Realizador: Mark Osbourne e John Stevenson
Género: Animação
- Aposta da Dreamworks no cinema de animação deste ano. Não estava com grandes expectativas mas assim que vi o trailer elas subiram! Conta a historia de um Panda... que... aprende Kung Fu!


062 - Leatherheads - GE ***
Previsão: Abril
Realizador: George Clooney
Género: Comédia / Desporto
- Uma comédia romantica passada no mundo do futebol americano dos anos 20.

063 - Love in the Time of Cholera - GE **
Previsão: Março
Realizador: Mike Newell
Género: Drama
- Após Florentino (Javier Bardem) ter rejeitado pelo seu amor de adolescencia torna-se um adulto que procura os prazeres carnais para curar o seu desgosto.

064 - Mama Mia! - GE **
Previsão: Julho
Realizador: Phylidda Lloyd
Género: Musical
- Musical com música dos Abba que conta com a participação de Meryl Streep, Pierce Brosnan, Colin Firth, Julie Walters, Steven Skarsgard e Amanda Seyfried.

065 - Milk - GE ****
Previsão: Novembro
Realizador: Gus Van Sant
Género: Drama
- Conta a história do primeiro politico norte americano a assumir a sua homosexualidade. Com Sean Penn no papel principal e com as participações de Emile Hirch, Josh Brolin e James Franco.

066 - Mister Lonely - GE ***
Previsão: Março
Realizador: Harmony Korine
Género: Comédia
- Um imitador de Michael Jackson vai viver para uma comunidade escocesa com Marilyn Monroe, Charlie Chaplin, David Blaine e Shirley Temple. A premissa mais estranha de 2008!

067 - Mummy 3: The Tomb of the Dragon Emperor, The - GE ***
Previsão: Agosto
Realizador: Rob Cohen
Género: Fantasia / Acção
- Com Indiana Jones a sair também este ano quem é que se importa com este titulo? De qualquer forma Brenda Fraser está de volta (em grande este ano) e os dois primeiros capitulos, sebem que não brilhantes, proporcionaram grande entertenimento. Talvez justifique uma ida ao cinema.


068 - Nick and Norah’s Infinite Playlist - GE ****
Previsão: Outubro
Realizador: Peter Sollet
Género: Comédia
- Dois adolescentes apaixonam-se um pelo outro num concerto de música Punk. Com Michael Cera!

069 - Nim's Island - GE ***
Previsão: Maio
Realizador: Jennifer Flacket e Mark Levin
Género: Fantasia
- Uma pequena rapariga (Abigail Breslin) vive numa ilha deserta com o seu pai cientista (Gerard Butler) e comunica com a autora de um livro que esta a ler (Jodie Foster)

070 - Open Hearts - GE ****
Previsão: ?
Realizador: Zach Braff
Género: Drama
- A vida de uma mulher muda drasticamente quando o seu marido tem um acidente que o deixa paralisado. Depois de Garden State, Braff é razão suficiente para me levar aos cinemas. Dos que mais quero ver.



071 - Other Boleyn Girl, The - GE ****
Previsão: Março
Realizador: Justin Chadwick
Género: Drama
- Estória conhecida do rei Henrique VIII e da disputa das irmãs Boleyn para ver quem seria rainha. Eric Bana como Henry VIII e Scarlett Johasson contra Natalie Portaman como irmãs Boleyn. Será preciso dizer mais alguma coisa?

072 - Pineapple Express, The - GE ****
Previsão: Setembro
Realizador: David Gordon Green
Género: Comédia
- Mais uma comédia com selo de qualidade Judd Apatow. Com Seth Roguen, James Franco e muita erva

073 - Red State - GE ****
Previsão: ?
Realizador: Kevin Smith
Género: Terror
- Kevin Smith afasta-se da sua zona de conforto para realizar um filme de terror em que um grupo de aberrações encontra fundamentalismo extremo na America central




074 - Repo! The Genetic Opera! - GE ***

Previsão: Abril
Realizador: Darren Lynn Bousman
Género: Terror / Musical
- Uma epidemia a nivel mundial leva uma companhia farmaceutica a alugar orgãos. No entanto ha uma clausula misteriosa no contracto... (Paris Hilton entra no filme...)

075 - Revolutionary Road - GE ****
Previsão: Janeiro
Realizador: Sam Mendes
Género: Drama
- Reencontro de DiCaprio e Kate Winslet no grande ecrã. Baseado num romance de Richard Yates conta a historia das dificuldades de um casal em criar os filhos na America dos anos 50.

076 - Righteous Kill - GE ****
Previsão: Agosto
Realizador: Jon Avnet
Género: Crime / Drama
- O facto desta ser a segunda vez que Robert DeNiro e Al Pacino se cruzam na mesma tela é razão suficiente para levar qualquer um ao cinema (mesmo que partilhem o ecrã com um tal de 50 cent...). Conta a historia de dois policia (DeNiro e Pacino) que procuram um justiceiro que parece também ser policia



077 - RocknRolla - GE ***
Previsão: Outubro
Realizador: Guy Ritchie
Género: Acção
- 2 filmes brilhantes (Snatch e Lock Stock) e 2 filmes desastrosos (Swept Away e Revolver) como vai ser este novo filme de Ritchie? Sobre gangsters russos em Londres. Com Gerard Butler e Tom Wilkinson.

078 - Ruins, The - GE ***
Previsão: Abril
Realizador: Carter Smith
Género: Terror
- Um grupo de arqueologos descobre que o local de escavação esconde um segredo...

079 - Semi Pro - GE **
Previsão: Fevereiro
Realizador: Kent Alterman
Género: Comédia
- Mais um spoof de filmes de desporto, desta vez a vitima é o basket. Com Will Farrel

080 - Sex and the City: The Movie - GE *
Previsão: Maio
Realizador: Michael Patrick King
Género: Comédia
- As 4 amigas estão de volta para o casamento de Carrie (Sarah Jessica Parker) para as que vão ser as 2 horas mais torturantes do ano para qualquer rapaz com namorada!

081 - Shine a Light - GE ****
Previsão: Abril
Realizador: Martin Scorsese
Género: Documentário
- Após Bob Dylan, e antes de Bob Marley, Martin Scorsese realiza um documentário sobre um concerto de Rolling Stones. Com participações de outros músicos tais como Jack White.

082 - Son of Rambow - GE ****
Previsão: Fevereiro
Realizador: Garth Jennings
Género: Drama
- Técnicamente lançado em 2007 mas é em 2008 que esta pequena perola vê a luz de um lançamento a nivel mundia. Conta a historia de um grupo de crianças que filma a sua propria versão de Rambo. Bem ao estilo de "Stand By Me" é um dos filmes que mais quero ver este ano.




083 - Speed Racer - GE ****
Previsão: Maio
Realizador: Irmãos Wachowski
Género: Sci-Fi
- Depois de Matrix os irmãos Wachowski estão de volta naquele que deverá ser o filme mais original deste ano. A estética do trailer é algo nunca vista. É baseado num jogo e num anime conta a historia de um piloto que quer ser o melhor de sempre. Com Emile Hirsh, Mathew Fox, Cristina Ricci, Susan Sarandon e John Godman. Tirando os 3 grandes é o filme que mais quero ver este ano.



















084 - Spidewick Chronicles, The - GE ****

Previsão: Março
Realizador: Mark Water
Género: Fantasia
- Quando se mudam para a sua nova casa os gemeos Jared e Simon Grace (Freddie Highmore) e a sua irma Mallory são puchados para um mundo encantado com fadas e outras criaturas.






085 - Star Trek - GE ****
Previsão: Dezembro
Realizador: J.J. Abrams
Género: Sci-Fi
- O mestre por detras de Lost ressuscita um clássico da ficção cientifica

086 - Starship Dave - GE **
Previsão: Maio
Realizador: Brain Robbins
Género: Comédia
- Uma equipa de aliens minusculos opera uma nave (Eddie Murphy) e tenta salvar o seu planeta mas encontra um problema quando a nave se apaixona por uma rapariga terrestre (Elizabeth Banks)

087 - Step Brothers - GE ***
Previsão: Setembro
Realizador: Adam McKay
Género: Comédia
- Estória sobre dois genros (Will Farrel e John C. Rilley) muito competitivos






088 - Stop-Loss - GE **

Previsão: Abril
Realizador: Kimberly Peirce
Género: Drama
- Um veterano do Iraque (Ryan Philipe) recusa as ordens do governo para que volte ao serviço. Também com Joseph Gordon Levitt.

089 - Synechdoc New York - GE ***
Previsão: ?
Realizador: Charlie Kauffman
Género: Comédia
- Um director de teatro (Philip Seymor Hoffman) luta com varios problemas na sua vida à medida que tenta construir uma Nova York de tamanho real para a sua ultima peça.

090 - Time Travelers Wife, The - GE ****
Previsão: Novembro
Realizador: Robert Schwentke
Género: Drama
- Estória de um bibliotecário (Eric Bana) com um defeito genético que lhe causa viajar no tempo involuntáriamente, o que provoca problemas com a sua mulher (Rachel McAdams)



091 - Trailer Trash - GE ****
Previsão: Agosto
Realizador: Eli Roth
Género: Terror
- Conjunto de trailers de terror interligados. Uma ideia original!

092 - Trick ‘r Treat - GE ****
Previsão: Outubro
Realizador: Michael Dougherty
Género: Terror
- Tim Burton não realiza nenhum filme em 2008 mas os seus fãs teem aqui um filme que usa a "estética Tim Burton". Quatro historias interligadas ocorrem no Halloween. Um reitor de liceu tem uma vida secreta com serial killer; uma virgem conheçe o rapaz ideia; um grupo de adolescentes prega uma partida maldosa; uma mulher que odeia a noite tem que a partilhar com o seu marido.









093 - Valkyrie - GE ***
Previsão Outubro
Realizador: Bryan Singer
Género: Drama / Guerra
- Estória verídica sobre uma tentativa de assassinato de Hitler. Com Tom Cruise








094 - Vicky Cristina Barcelona - GE ****
Previsão: ?
Realizador: Woody Allen
Género: Comédia
- Um pintor (Javier Bardem) tem um caso com duas turistas americanas (Scarlett Johansson e Penelope Cruz). Se Woody Allen já não era razão suficiente para levar uma pessoa ao cinema então a promessa de cenas tórridas entre Johansson e Cruz é. Dos mais esperados de 2008!











095 - Wall-E - GE *****
Previsão: Julho
Realizador: Andrew Stanton
Género: Animação
- O filme que mais quero ver em 2008 e a minha aposta para melhor filme do ano. Só os trailers merecem oscars de melhor curta de animação. Wall-E é um robot que limpa o lixo num planeta Terra abandonado. Durante a sua estadia na Terra desenvolve uma personalidade. Fica curioso. Durante anos a sua unica amiga é uma barata que se está sempre a por em acidentes. Até que um dia uma robot chamada E vem à Terra para inspeccionar o trabalho de Wall-E e apesar das diferenças os dois apaixonam-se... Até que ela se tem de ir embora, mas Wall-E não desiste do seu amor, agarra-se à nave de E e vai pelo espaço para onde o destino o levar (com uma paragem certa nos aneis de Saturno). Porque é largamente um filme sem ninguém a falar Wall-E pode não apelar a todos. A mim, e só por causa das expressões de Wall-E no trailer, já me convenceu! Nunca mais é Julho!







096 - Wanted - GE ***
Previsão: Junho
Realizador: Timur Bekmambetov
Género: Acção
- Primeiro filme em lingua inglesa do realizador de Nightwatch e Daywatch. Conta a estória da trasnformação de um "zé ninguém" num justiceiro. Com James McAvoy, Angelina Jolie e Morgan Freeman

097 - What Just Happened? - GE ****
Previsão: ?
Realizador: Barry Levinson
Género: Comédia
- Duas semanas na vida de um produtor de Hollywood em decadência (Robert DeNiro) que está a ter problemas na rodagem do seu novo filme. Também conta com a participação de Bruce Willis.

098 - Where the Wild Things Are - GE ****
Previsão: Outubro
Realizador: Spike Jonze
Género: Fantasia
- Adaptação do clássico de Maurice Sedakn em que Max, uma criança reguila, cria o seu proprio mundo. Uma floresta habitada por monstros gigantes que coroam o pequeno rapaz como seu rei. Com Paul Dano, Catherine Keener, Forrest Withaker, James Gandolfini, Catherine O'Hara e Max Records.



099 - X-Files 2, The - GE ****
Previsão: Agosto
Realizador: Chris Carter
Género: Sci-Fi
- Agentes Fox Mulder (Danny Duchovny) e Dana Scully (Gillian Anderson) estão de volta para investigar actividades paranormais. Já se sabe que não vai involver Aliens mas mais informações ainda não foram divulgadas. Conta também com a participação de Amanda Peet, Billy Connely e Xzibit.

100 - You Don’t Mess With the Zohan - GE**
Previsão: Agosto
Realizador: Dennis Dugan
Género: Comédia
- Mais uma comédia com a participação de Judd Apatow desta feita como escriba. Conta a estória de um agente da Mossade (Adam Sadler) que finge a sua morte e reaparece como um cabeleireiro em Nova York.









101 - Zack and Miri Make a Porno - GE ****

Previsão: ?
Realizador: Kevin Smith
Género: Comédia
- Amigos de longa data Zack (Seth Roguen) e Miri (Elizabeth Banks) resolvem os seus problemas monetários fazendo um filme porno mas, quando as cameras começam a rodar a dupla descobre que afinal sentem mais que uma simples amizade. O filme conta também com a participação de várias atrizes porno.



E pronto... Sugestões são sempre bem vindas!