Sunday, 27 April 2008

Estreias - 1 de Maio

São apenas 4 as estreias desta semana, mas abrangem um leque bem diverso de filmes. Todos eles têm as suas qualidades, mas esperemos por críticas mais aprofundadas após a sua estreia.

Título: 21
Realizador: Robert Luketic
Género: Drama

Ano: 2008
Intérpretes: Kevin Spacey, Jim Sturgess,
Kate Bosworth, Laurence Fishburne
IMDB
Site Oficial
Trailer

Ben Campbell (Jim Sturgess) é um brilhante e tímido estudante do M.I.T., mas não tem dinheiro para pagar a escola. O seu professor de matemática, Micky Rosa (Kevin Spacey), recruta-o para um grupo de estudantes dotados que se dirigem a Las Vegas todos os fins-de-semana para jogarem às cartas, mais propriamente "BlackJack". Assumem identidades falsas e contam as cardas para que possam ganhar o jogo. Contar não é fazer batota ou é? Aparentemente, o jovem estudante será seduzido pelo estilo de vida da nova cidade e tudo isso poderá mudar a sua vida.

Robert Luketic é um jovem australiano que surgiu nos grandes ecrãs em 1997, com o filme "Trisiana Booberini". Seguidamente realizou o "Legally Blonde", "Win a Date with Ted Hamilton" e "Monster-in-Law". "21" não é do género dos outros, mas tem o Kevin Spacey, logo é esperar para ver.

Título: Iron Man
Realizador: Jon Favreau
Género: Acção/Aventura/Drama/Sci-Fi/Thriller
Ano: 2008
Intérpretes: Robert Downey Jr., Terrence Howard,
Jeff Bridges, Gwyneth Paltrow, Leslie Bibb
IMDB
Site Oficial
Trailer

Tony Stark (Robert Downey Jr.) é um inventor e o maior fornecedor de armas do governo americano. Um grupo de rebeldes afegãos rapta-o e mantêm-no refém. Tony acaba por ser atingido por estilhaços de granada que se alojam no seu coração e, ao lhe ser ordenado que construa uma arma devastadora, constrói antes uma armadura que lhe permite fugir. Decidido a mudar a sua vida e o rumo da empresa "Stark", Tony assume uma nova identidade "Iron Man".

Jon Favreau é mais conhecido por também
ser actor, tendo já participado em mais de 40 filmes, entre eles "Daredevil", "Batman Forever" e muitos outros. Como realizador tem menos de 10 trabalhos, mas não tiremos conclusões precipitadas.

Título: Irina Palm
Realizador: Sam Garbarski
Género: Drama
Ano: 2007
Intérpret
es: Marianne Faithfull,
Miki Manojlovic, Kevin Bishop
I
MDB
Site Oficial
Trailer

Maggie (Marianne Faithfull) é uma viúva de 50 anos, que ainda é fiel ao seu marido. Também conhecido por Irina Palm, Maggie precisa de dinheiro para pagar um tratamento do seu neto. Desesperada, acaba por entrar numa loja chama "Sexy World" nas ruas de Lon
dres. É então que Maggie assume o pseudónimo de Irina Palm, tendo Micky (Miki Manojlovic) como seu patrão.

O alemão Sam Garbarski tem um percurso cinematográfico, infelizmente, desconhecido por mim, mas o trailer não deixou de me intrigar.

Título: My Bluberry Nights
Realizador: Kar Wai Wong
Género: Drama/Romance
Ano: 2007
Intérpretes: Norah Jones, Jude Law,
Natalie Portman, Rachel Weisz,
Tim Roth, David Strathairn

IMDB
Site Oficial
Trailer

Jeremy (Jude Law) tem um café em Nova Iorque. Elizabeth (Norah Jones) fica a saber que o seu namorado esteve no restaurante com outra mulher, levando-a a deixá-lo. Dá as suas chaves a Jeremy e parte de autocarro para Memphis. Acaba por conhecer novas pessoas e uma nova vida, que a obriga a repensar em tudo.

Kar Wai Wong é o responsável pelo grandioso "2046", entre muitos outros. Já espero por este filme há muito tempo, por variadíssimas razões. Não é o tipo de filme que mais aprecio, mas a sua qualidade é independente do tipo.

Esta semana, finalmente, surgiram bons filmes e bem diversos. Aproveitem para dar um salto ao cinema, eu vou fazer o mesmo.
Bons filmes!

Thursday, 24 April 2008

Critica: À l'intérieur

Titulo Original: À l'intérieur
Realização: Alexandre Bustillo; Julien Maury
Elenco: Béatrice Dalle; Alysson Paradis
Género: Horror; Thriller
Ano: 2007
País: França
Duração: 83 min.
Classificação etária: 18
IMDb Profile - 7.2
RottenTomatoes - 100% (8.5)
Bloody Disgusting - 5/5

Cansados de todos aqueles remakes de filmes de terror Japoneses? Cansados dos filmes de terror para "maiores de 12"? Farto da sensação de tortura que infelizmente não é devida ao filme mas sim à falta de jeito dos actores e principalmente dos realizadores e escritores ? Pois bem, deixem o cinema, deixem Hollywood e procurem o vosso terror em filmes "directo para dvd".

Grandes filmes de terror a Europa nos tem trazido. Um dos mais populares recentemente foi o espanhol [REC], que acabou até por ter um lançamento no cinema, e que foi o grande vencedor do Fantas este ano. Também à pouco tempo o português "Coisa Ruim" (que ainda não tive a oportunidade de ver) causou boa impressão na critica. E claro não nos podemos esquecer dos clássicos do cinema italiano. Mas, nos dias correntes, os Franceses são os mestres do terror. Num top 5 dos melhores filmes de terror de 2007, 3 deles são franceses. Ambos os filmes "Ils" e "Frontier(s)" são amostras perfeitas do que o terror dever ser. Mas nenhum destes é comparavel a "À L'intériour" e nada me preparava para este filme.

A primeira obra de Alexandre Bustillo e Julien Maury é das experiencias mais viscerais, chocantes, assustadoras e mágicas que alguma vez senti ao ver um filme. A história é simples, Sarah, quase a dar á luz, está sozinha em casa até que uma mulher, cujo nome nunca vimos a saber, aparece-lhe à porta convencida que o filho é dela e disposta a tudo para roubar a criança da barriga de Sarah.



As duas actrizes principais, Béatrice Dalle e Alysson Paradis, desempenham brilhantemente os papel de La Femme e Sarah, respectivamente. Em termos de filme de terror não tenho duvida nenhuma que estas foram duas das performances mais impressionantes de todos os tempos.

Mas, o que torna o filme especial é a realização e cinematografia perfeita. Os realizadores conheçem bem o género e o filme começa de forma lenta, mas sempre assustadora, ao melhor estilo de John Carpenter comparável até ao Halloween original. E, algumas das técnicas usadas impressionariam até Hitchcock. Depois, a meio, o sangue começa a correr, tanto que é de fazer inveja a Dario Argento. Até que chega a sequencia final na qual eu, que normalmente não tenho nenhum problema com filmes de terror, me controci, tapei os olhos, gritei "não não nãos" para o ecrã, me senti enjoado, revoltado, chocado... é pura e simplesmente brilhante.

O filme não deixa de ter alguns problemas. As personagens resistem a ferimentos que provavelmente matariam qualquer pessoa, há algumas falhas de lógica, e pessoalmente eu teria retirado as sequencias CGI do feto (que já foram saudadas por outras criticas e que por isso é uma questão de gosto). Mas nada disto realmente interessa quando estamos perantes um filme que nos faz sentir tantas emoções.

Há muitos filmes bons mas a poucos se deve atribuir o estatuto de "Arte", tal como 8 1/2 ou L'Avventura, À L'intérieur é uma obra que, embora por razões diferentes, é dificil de ver e que de certeza que não vai ser apreciado por muita gente mas que, em análise final transcende o estatuto de filme, porque nos faz sentir coisas que, mesmo sendo más, lhe dão o valor de obra de Arte.

Tal como as montanhas russas não é recomendado a pessoas doentes do coração ou gravidas mas, é o meu segundo filme de terror preferido e, se acham que aguentam, façam os possíveis para o verem. Agora!

Trailer




10/10

Tuesday, 22 April 2008

IndieLisboa 2008

O IndieLisboa trata-se do Festival Internacional de Cinema Independente.

Este é um Festival organizado pela associação cultural Zero Comportamento e é o maior festival de cinema português. Tem como principal objectivo promover o cinema alternativo, em contraste com o mais comercial que passa durante o ano nos cinemas portugueses.

Em 2008 celebra a sua 5ª edição e decorrerá de 24 de Abril a 4 de Maio.

O regulamento possui 15 artigos, assim como os prémios, que são igualmente 15. Já o júri é composto por 7 componentes distintas. Possui ainda uma área dedicada à música, bem como não somente às longas-metragens e ao cinema infantil. Esta última incluirá, pela primeira vez, duas longas-metragens, sendo que uma delas será "Son of Rambow", onde dois miúdos tentam recriar as cenas do clássico "Rambo", bem como "The Substitute" sobre uma professora substituta que, segundo as crianças, é um extraterrestre.

Facto curioso é o de ainda ter uma secção destinada ao cinema independente contemporâneo que não pode competir por comercialização precoce, entre outras tantas bem interessantes.

A sessão de encerramento conta com "It's a Free World" do inglês Ken Loach. Já a sessão de abertura remonta para o universo americano com "My Bluberry Nights" de Kar Wai Wong ("2046" e muitos outros) e com a participação de Jude Law, Norah Jones, Natalie Portman, David Strathairn e Rachel Weisz.

Mais informação no site oficial ou então podem consultar o jornal do festival ou a programação directamente.

Não menos importante é o Festival de Cinema Ibérico-Americano, o HOLA. Também se realizará em Lisboa, mas mais tarde, entre 21 a 25 de Maio no Cinema São Jorge. Até lá falaremos dele. Mais informações no site oficial.

Sunday, 20 April 2008

Estreias - 24 de Abril

Não se devem fazer juízos antes do veredicto, mas acho que esta é uma boa semana para poupar no cinema... Pelo menos falo por mim.

Título: "Semi-Pro"
Realizador: Kent Alterman
Género: Co
medy/Sport
Ano: 2008
Interpretes: Will Ferrell, Woody Harrelson,
André Benjamin, Maura Tierney, Kacjie Earle Haley
IMDB
Site Oficial
Trailer


Anos 70 e duas Ligas de basquetebol nos Estados Unidos, NBA e ABA. Jackie Moon (Will Ferrell), o homem por detrás do sucesso musical de “Love Me Sexy”, vai saboreando a sua posição como proprietário, treinador e jogador de uma equipa da ABA, os Flint Michigan Tropics. Moon, Monix (Woody Harrelson) e Clarence “Downtown” Withers (André Benjamin) vão fazer de tudo para que a fusão das duas Ligas não eliminem a sua equipa.

Esta é a primeira realização de Kent Alterman. O seu trabalho é conhecido através das produções de filmes como "Little Children", "A History of Violence" e muitos outros.


Título: "27 Dresses"
Realizador
: Anne Fletcher

Género
: Comedy/Romance

Ano
: 2008

Interpretes: Katherine Heigl, James Mersden,
Malin Akerman, Judy Greer, Edward Burns

IMDB
Site Oficial

Trailer


Jane (Katherine Heigl) representa sempre o papel de dama de honor e está sempre à espera que chegue o seu momento de dizer o sim. Embora secretamente apaixonada pelo seu patrão, é a irmã mais nova, Tess, que o conquista. Jane começa então a pensar que talvez seja a altura de alterar a sua vida.

Anne Fletcher é mais conhecida por ser actriz, mas tem já
3 trabalhos de realização, tendo sido "Vestida Para Casar" o segundo. Mais uma comédia romântica...


Título: "Meet the Spartans"
Realizador: Jason Friedberg e Aaron Seltzer
Género
: Comedy

Ano: 2008
Interpretes
:
Sean Maguire,
Carmen Electra, Ken Davitian

IMDB
Site Oficial

Trailer

Leónidas lidera um grupo de 13 esfarrapados espartanos. Esteres terão de lutar contra os maiores ícones da cultura pop - o Motoqueiro Fantasma, Rocky Balboa, os Transformers e uma Paris Hilton corcunda.


Jason Friedberg e Aaron Seltzer escreveram todos os "Scary Movie" e ainda escreveram e produziram "Date Movie" e "Epic Movie". Lá historial nestas bandas tem ele.



Título: "Boarding Gate"
Realizador: Olivier Assayas
Género: Thriller
Ano: 2007
Interpretes: Asia Argento,
Michael Madsen, Carl Ng
IMDB
Site Oficial
Trailer

Sandra (Asia Argento), uma sensual ex-prostituta, encontra-se de novo com Miles (Michael Madsen), um empresário enterrado em dívidas. Parece que Sandra não quer voltar para Miles e pretende mudar de vida com a ajuda de um casal amigo, Lester e Sue. No entanto nem tudo corre como esperava.

Olivier Assayas escreveu e realizou "Paris Je T'aime" entre muitos outros filmes, mas o facto de ser o responsável por esse já faz do seu nome um dos bons. No entanto, "Boarding Gate" não deixa muito a esperar.


Título: "The Things We Lost in the Fire"
Realizador: Susanne Bier
Género: Drama
Ano: 2007
Interpretes: Halle Berry,
Benicio Del Toro, David Duchovny
IMDB
Site Oficial
Trailer

Audrey Burke (Halle Berry) aca
ba de perder o marido (David Duchovny) e procura refúgio no melhor amigo deste, Jerry Sunborne (Benicio Del Toro). Juntos vão tentar ultrapassar os problemas de suas vidas, pois Jerry é um antigo advogado que enveredou por uma vida de droga e azar.

Susanne Bier é dinamarquesa e tem já uma vasta lista de filmes no seu país. Traz-nos este drama com 3 grandes nomes.



Título: "One Night with the King"
Realizador
:
Michael O. Sajbel

Género: Drama
Ano: 2006
Interpretes: Tiffany Dupont, Luke Goss,
John Noble, Peter O'Toole
IMDB
Site Oficial
Trailer

Esther (Tiffany Dupond) fica órfã e é entregue aos cuidados do tio Samuel (Peter O’Toole) que trabalha no Palácio do Rei. Esther consegue entra no Harém Real e rapidamente chamar a atenção de todos, incluindo o Rei (Luke Goss). No entanto terá de escolher entre o amor e defender o seu povo há muito escravizado.

Não sou próxima do trabalho de Michael O. Sajbel, mas parece que não é nenhum aprendiz. Veremos o que nos traz agora.


Façam as vossas apostas, por mim tenho dito.
Bons filmes!

Saturday, 19 April 2008

"The Key to Reserva"

Martin Scorsese adaptou um argumento de Hitchcock. O mais curioso é que falta uma página ao argumento e trata-se de um anúncio televisivo.
Podem ver tudo a seguir e vejam até ao fim. Vale bem a pena.



Fonte: CinePt

Friday, 18 April 2008

Estreias da semana

Eu pensei: Bem, vou pôr as estreias que já estou atrasada e não as tenho colocado como deve ser.

Mas depois... Domingo já vou pôr as da próxima semana e que adianta colocar as estreias aqui hoje se já estrearam ontem?

Assim, deixo aqui um link para as estreias anunciadas pela Red Carpet.

Peço mais uma vez desculpa pela falta de tempo e dedicação a este espaço. Vou antes dedicar-me a outro tipo de artigos e preparar imensa coisa para colocar aqui neste fim-de-semana.

Até lá, bons filmes!

Wednesday, 16 April 2008

Morreu Pedro Bandeira Freire

Infelizmente este post tão precoce é por uma má causa.
Perdemos hoje mais um grande nome do cinema, Pedro Bandeira Freire.

Esta personagem do mundo do cinema foi o fundador do Cinema Quarteto e deixa-nos com 68 anos, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa. Já estava internado no Serviço de Medicina Intensiva há quase uma semana devido a um AVC.

Além de ter fundado o Cinema Quarteto em 1975, Pedro Bandeira Freire destacou-se em diversas áreas, desde à literatura, passando pelo cinema, ao teatro. Foi ainda letrista, jurado em festivais de cinema nacionais (sim, esteve em mais de uma dezena de edições do FantasPorto) e estrangeiros (como Berlim) e colaborador da imprensa, rádio e televisão, exercendo inclusivamente funções de consultor de cinema na RTP.

Podem consultar mais informação no IMDB.

Fonte: Jornal de Notícias

Monday, 14 April 2008

Mini Criticas... Os filmes de 2008 (até agora...)

Ora se a memória não me falha estes são os filmes que já vi e revi em 2008:

Ils (Them) - 6/10 - Filme de terror franco-romeno sobre um casal cuja casa é invadida por estranhos. O filme está razoavélmente bem conseguido e vale a pena ver. Quanto mais não seja pela revelação sobre quem são os invasores...

Shawshank Redemption - 10/10 - Obra prima de 1994. Não há muito a dizer sobre este filme que já nao tenha sido dito. Se ainda não o viram tratem de ver porque é sem duvida um dos melhores filmes de sempre.

Enchanted - 8/10 - Este é para os apreciadores de Disney, uma homenágem á casa de Mickey feita pela propria casa de Mickey. Se estiverem atentos vão ver muitas referencias a vários clássicos da Disney tais como Cinderella, Branca de Neve, Dama e o Vagabundo e por ai fora. A musica é outro ponto alto. Ah e Amy Adams é das melhores princesas da Disney de sempre. Deveria ter pelo menos sido nomeada para o Oscar... Eu diria até que deveria ter ganho!

National Treasure Book Of Secrets - 6/10 - Nic Cage é novamente a estrela deste "codigo da vinci / Indiana Jones". Exclusivamente para quem gosta do primeiro e este tipo de filmes.

Juno - 7/10 - Para mim sofre do sindrome de Little Miss Sunshine. Ouvi falar tanto deste filme e li tanta critica positiva que estáva á espera de muito melhor. Fiquei desapontado com tudo... Bem tudo excepto Ellen Page que é realmente uma estrela merecedora da sua nomeação pela academia.

Rush Hour 3 - 6/10 - É mais do mesmo. Mas eu acho piada a Chris Tucker e a Jackie Chan. É bom para um domingo relaxado quando o que se quer é ver um filme parvo.

Sweeney Todd - 9/10 - Podem ler a critica neste blog. Um dos melhores filmes de 2007

Rocket Science - 5/10 - Mediocre, mediocre, mediocre... Não recomendo, há muita comédia indie que é muito melhor

Wristcutters: A Love Story - 8/10 - Como este filme. Brilhante a todos os niveis, especialmente o final. Uma agradavel surpresa, não se deixem enganar pelo nome!

The Ten - 3/10 - Wow á muito tempo que não via nada tão mau. 10 historias baseadas nos 10 mandamentos. Uma tem piada, as outras são tortura...

The Nines - 7/10 - Mais uma agradável surpresa. Ryan Reynolds num thriller que puxa pela cabeça!

In Gods's Hand - 5/10 - As magnificas sequencias de Surf não salvam esta desgraça de filme.. À muito que não via tão maus "actores"

Clerks - 8/10 - Eu vi o segundo Clerks primeiro. E vi contrariado a pensar que não ia ter piada nenhuma. Como eu me enganei. O humor do rude Kevin Smith é das melhores coisas no cinema Indie

Persepolis - 8/10 - Um filme de animação para adultos em que a personagem principal nos conta a sua infância no Irão durante a revolução Islamica.

Story of the Weeping Camel - 6/10 - Eu achei que a premissa do filme era boa. Um grupo de nomadas, criadores de camelos, da mongólia assiste á rejeição de um camelo albino recem nascido pela mãe e decide mandar dois dos seus mais jovens membros em busca de um músico... e de um milagra.. Se como eu acharem que a premissa vale a pena, peguem em 3 cafés e preparem-se para uma valente seca que, no fim, compensa!

Be Kind Rewind - 9/10 - O melhor filme de 2008 até agora e mais uma obra prima de Michael Gondry. Tal como Eternal Sunshine é daqueles que nos faz sorrir ao sair do cinema!

Babe: Pig In the City - 9/10 - A sequela do encantador filme de 1995 é quase tão boa como o filme original. Muito mais negro e com alguma violencia que é definitivamente excessiva para os mais pequenos não deixa de ser uma historia encantadora que apaixonou criticos como Gene Siskell (que considerou o filme o melhor de 1998). Um aviso, é uma questão de amor ou ódio.

Dumbo - 4/10 - Nunca me lembro de ter gostado quando era mais pequeno e certamente não gosto agora. A sequencia dos elefantes cor de rosa atrofia a cabeça até ao maior fumador de erva do mundo... A música dos corvos é no entanto genial!

Cassandra's Dream - 8/10 - Woody Allen de volta aos thrillers. Não é tão bom como Match Point mas não fica certamente muito atrás. Woody Allen nunca me desiludiu e mal posso esperar por Vicky Christina Barcelona.

[REC] - 8/10 - É simplesmente o melhor filme de terror dos ultimos tempos. Para os fãs do genero é obrigatorio

The Abandoned - 4/10 - Filme de terror low budget... Se a unica coisa low fosse o budget... Meu deus que desgraça

Walk The Line - 9/10 - Um filme que faz justiça a Johnny Cash... Uma tarefa que era quase impossivel!

Big Fish - 7/10 - Estava á espera de um pouco melhor... Mas Tim Burton é outro realizador que também ainda nunca me desiludiu.

Natural Born Killers - ?/10 - Desliguei a meio por isso não vou dar nota, mas estava a achar tão mauzinho que tinha melhores coisas para fazer! Do que vi? 4/10

Into the Wild - 9/10 - Revi o filme e é realmente brilhante

Across the Universe - 7/10 - Fiquei um bocadinho desiludido com este. Não é tã bom como Moulin Rouge e apesar das musicas serem excelentes (o que era esperado visto ser Beatles) o filme em si parece mais uma desculpa para as tocar. Ou seja, o filme é comandado não pela historia mas sim pelas musicas... deveria ser ao contario ou sou só eu que acho? De qualquer forma é recomendado

Hercules - 9/10 - Era um dos meus preferidos quando era pequeno e revelo em ingles só fez melhorar a opinião que tinha dele. Hades (o brilhante James Woods) é na minha opinião, a par com Scar, o melhor vilão da Disney.

Le Voyage Dans La Lune - 8/10 - Este vale simplesmente pela sua importancia historia. É referenciado como um dos primeiros filmes de sempre, 1902, e mesmo assim ainda entretem durante os seus 14 minutos.

Pathology - 6/10 - A minha ultima ida ao cinema! Em termos de gore e realismo é brilhante. A premissa também é interessante. O filme é mediocre...

Monsters Inc. - 10/10 - O melhor filme da Pixar e um dos meus filmes de animação preferidos! Tanta personagem memorável...

Walk Hard - 6/10 - Spoof dos filmes de biografia de musicos. Tem os seus momentos, como Jack White a fazer de Elvis, mas um filme não é feito de momentos e no final trata-se apenas de outro filme mediocre.

Noticias, Trailers, BD, Cegueira

Ora trailers... o que temos de novo? Nada mais que o trailer de "blindness" mais conhecido pelos portugueses como "ensaio sobre a cegueira".




E também o trailer completo de Wall-E, o filme que mais quero ver em 2008 (e sim a contar com Dark Knight)



E por falar em Dark Knight aqui fica a apresentação de Maggie Gyllenhall a substituir Katie Holmes no papel de Rachel Dawnes



O brilhante filme de terror espanhol [REC] já tem um remake em Hollywood, chama-se Quarentine. É realizado por John Erick Dowdle (Pughskeepie Tapes) e conta com a participação de Jennifer Carpenter. O filme obviamente que não vai ser tão bom mas ao menos vai levar mais pessoas a ver a obra prima espanhola



O filme Hulk, na minha opinião, contrária à grande maioria das pessoas foi um grande filme. Todos sabemos como os filme de BD dão grande dinheiro a Hollywood e como o filme de Ang Lee nao deu para lançar um franchise multimilionario os estudios fizeram um novo "reebot" que dá pelo nome de "The Incredible Hulk" e conta com a participação de Edward Norton. Para os que ficaram desapontados com os efeitos especiais do filme de 2003, tenho más noticias... Não melhoraram quanto muito pioraram.. Vejam por voces proprios:



Mas nem toda a esperança para filme de BD está perdida. Obviamente que temos o novo Batman que irá ser sem duvida um dos melhores filmes do ano e temos também Iron Man, que conta com Robert Down Jr. É daqueles filmes que eu a principio so tinha intersse por causa do actor involvido mas que agora estou a começar a ficar entusiasmado porque o trailer promete:



Também baseado em banda desenhada é o novo filme de Frank Miller, celebre escritor de BD que adapta aqui uma obra de Will Eisner. Conta com a participação de Scarlett Johansson, Eva Mendes e Samuel L. Jackson



Take

A 2ª edição da revista Take já está disponível aqui.

Já está há uns dias, mas, como repararam, temos estados ocupados.

Sunday, 13 April 2008

FantasPorto - A Primeira Experiência

A minha primeira experiência no Festival de Cinema do Porto foi este ano, no Pequeno Auditório do Teatro Rivoli.
Assisti a 7 curtas-metragens portuguesas. Na verdade foram 6 e meia, pois atrasei-me à procura do local.
Aqui está a lista das curtas:

Super 8 Series #3 “Memory” – Pedro Maia – Port - 7 min
Jantar em Lisboa – André Carrilho – Port – 10 min
Europa – Pedro Caldas – Port – 19 min
Gentes do Mar – Dânia Lucas – Port - 30 min
Antes de Amanhã – Gonçalo Galvão Teles – Port – 16 min
Homenzinho – Tiago Guedes, Jorge Coelho, Rita Barbosa – Port – 10 min
Realce – João Carrilho – Port – 13 min


"Super 8 Series #3 Memory" representou, pelo menos para mim, um renascer de tudo a partir
do nada. Do pouco que tive oportunidade de ver, esta curta-metragem de Pedro Maia é uma confusão de sentimentos vistos de outra perspectiva.

"O momento, os sentimentos, as lembranças e a nossa memória presente." - foi esta a mensagem que Pedro tentou transmitir naquele conjunto de sons e imagens prepositadamente alteradas.

Pedro Maia é um freelancer de cinema, vídeo e multimédia, nascido em 1983. Formou-se em Tecnologias da Comunicação Audiovisual no Instituto Politécnico do Porto e tem vindo a explorar o conceito de live cinema, manipulação de imagens em tempo real e sua relação com o som.

"Super 8 Series #3 Memory" é a sua segunda curta-metragem, sendo que a primeira foi "Super 8 Series #1" publicada em 2006.


"Jantar em Lisboa" é uma curta de animação realizada por André Carrilho. Tem como produtores André Carrilho, Nuno Amorim Animais, arumento e montagem de João Paulo Simões, música também de João Paulo Simões juntamente com Sérgio Costa e som de Nuno Amorim e Paulo Curado.

Fala de um jovem, o Jaime, que trabalha numa revista semanal. Depois de mais um dia rotineiro, Jaime pensa ir jantar com a sua namorada Teresa, mas um fax da mesma a pôr fim na relação de um ano. Deixa a redacção da revista meio atordoado ainda com a notícia e eis que encontra Lisboa numa hora de ponta não muito comum.

André Carrilho nasceu a 26 de Julho de 1974 em Lisboa. Trabalha como designer, ilustrador, cartoonista, animador e caricaturista, tendo ganho vários prémios nacionais e internacionais. Em 2002 venceu o "Gold Award for Illustrator’s Portfolio" da Society for News Design (EUA). Actualmente apresentou algumas ilustrações na New York Times, Harper’s, The Independent On Sunday e Vanity Fair. Possui uma banda, os Video Jack, e actua frequentemente no Lux e noutros festivais internacionais.

"Jantar em Lisboa" é o seu primeiro filme e retrata uma ideia um tanto ou quanto inovadora e bem pensada para uma curta de animação. Além da qualidade que deixa trespassar, acaba por ser uma mensagem de revolta e um misto de egocentrismo e desilusão.

Aproveito para fazer publicidade ao canal 2, que ainda há uma semana apresentou este mesmo filme no programa "Onda Curta".


"Europa" foi realizado por Pedro Caldas, bem como produzido, montado e argumentado. A fotografia é de Leonardo Simões e o som de Raquel Jacinto. Os principais actores foram Eduard Burneuski e Khary Hopffer.

"Europa" começa com uma simples viagem numa carrinha de dois homens e uma mulher. Esta é levada para um edifício degradado onde é violada e humilhada. A carrinha segue, agora com três mulheres. Uma tenta escapar, mas é agarrada.

Pedro Caldas nasceru a 11 de Setembro de 1958 e formou-se na Escola Superior de Cinema. Este é o seu oitavo filme, tendo já trabalhado no som de filmes como "A Ilha dos Amores" de Paulo Rocha, Ana de António Reis e Margarida Cordeiro, "Dina e Django" de Solveig Nordlund, "Uma Rapariga no Verão" e "Meia Noite" de Vítor Gonçalves, "Duma Vez por Todas" de Joaquim Leitão, "Núvem" de Ana Luísa Guimarães, "Aqui d’El Rei" de António-Pedro Vasconcelos, "O Sangue" de Pedro Costa, "Coitado do Jorge" de Jorge Silva Melo e "Corte de Cabelo" de Joaquim Sapinho. Dirigiu a produção de António, "Um Rapaz de Lisboa" e de "O Fim" ou "Tende Misericórdia de Nós". Também integrou os "Artistas Unidos até 2000".

Cenário típico? Sim, "Europa" tenta mesmo transmitir a realidade das ruas e o contrabando de mulheres para a prostituição.


A realização, produção de argumento de "Gentes do Mar" são da responsabilidade de Dânia Lucas. A fotografia é de Jan Krauspe, a montegem de Nuno Rocha e o som de Alexandre Delmar e Cláudia Santos.

"Gentes do Mar" fala sobre a luta pela sobrevivência dos homens que passam os seus dias rodeados por mar e com a esperança de que tudo mude. Têm vidas normais, mas convivem pouco com a família. As suas caras e expressões transmitem bem todas as experiências que o mar lhes traz.


Este é o primeiro filme de Dânia Lucas, nascida a 21 de Fevereiro de 1983, em Vila do Conde. Dânia é licenciada em Tecnologias da Comunicação Audiovisual, do Instituto Politécnico do Porto.



"Gentes do Mar" fala-nos mesmo sobre isso. É um retrato da vida típica de milhares de portugueses da geração anterior e algumas dezenas ainda nesta.

"Antes de Amanhã" é realizado por Gonçalo Galvão-Teles, tendo este sido também o responsável pelo argumento e pela produção. A fotografia é de André Szankowski, montagem de Pedro Ribeiro, música de Bernardo Sassetti e som de Vasco Pedroso. Os actores que participam no filme são Adriano Luz, Albano Jerónimo, Beatriz Batarda, Filipe Duarte e Joaquim Leitão.
"Antes de Amanhã" começa com Mário, um homem pessimista que vive constantemente em fuga. Encontra agora a esperança num encontro combinado numa cabina telefónica, na Calçada da Ajuda, às sete da manhã. É madrugada do dia 25 e algo parece estar diferente.

Gonçalo Galvão-Teles nasceu a 12 de Fevereiro de 1973 e é argumentista, realizador e produtor. Formou-se em direito e escrita de argumentos, sendo responsável pelo departamento de projectos da Fado Filmes. Argumentista e realizador do telefilme “Teorema de Pitágoras”, co-realizador de “A Noiva” e autor de dois outros argumentos para a SICFILMES, é também autor do argumento da animação “A Suspeita” e do filme de M. Kreuzliger “The Birthmark”.

"Antes de Amanhã" surpreendeu-me. Além da qualidade do trabalho, dos actores e do argumento, a preocupação com a reintegração na época realçou todo o empenho no filme.


"Homenzinho" é o resultado do trabalho de grupo de Jorge Coelho, Rita Barbosa e Tiago Guedes. A produção é da responsabilidade de Curtas Metragens C.R.L., Take It Easy, o argumento e música de Jorge Coelho e fotografia de Rita Barbosa. Os actores principais são António Durães, João Maya e Rodrigo Santos.
"Homenzinho" começa com uma viagem de metro, entre a estação da Casa da Música e o Bolhão. Um rapaz conversa com um homem sobre um filme em desenvolvimento, que supostamente será sobre um retrato. Mas, a certa altura, o homem irrita-se: “Que queres que te diga? Que, se me disseres algo verdadeiramente fundamental toda a gente deste mundo vai parar o que está a fazer, vai olhar para cima e bater palmas. Ajuda-te?”.

Jorge Coelho, Rita Barbosa e Tiago Guedes nasceram no Porto e tentaram construir um retrato social daquele que é o dia-a-dia da grande maioria dos cidadãos da Invicta. Este é o primeiro filme de Jorge Coelho e Rita Barbosa, mas o oitavo de Tiago Guedes.


"Realce" tem argumento e realização de João Carrilho, foi produzido por Luis Urbano, Sandro Aguilar O Som e a Fúria, tem fotografia de João Dias, montagem de Sandro Aguilar e som de Gonçado Brou. Conta ainda com a participação de Cecília Dias, Cláudio Pereira, José Moreira, João Gomes, Patrícia Brandão, Rui Fernandes e Sabri Lucas como actores.

A discoteca "Realce" está a organizar uma mega festa num Sábado. Está tudo preparado, desde os convites, cartaz, passagem de modelos, Top Models, DJ convidado, fotógrafo de moda internacional e muitas, muitas mais surpresas para esta grande noite em Freamunde.

João Carrilho nasceu a 13 de Março de 1970 e fez a pós-produção em video-analógico digital da Médiaform e o curso de câmara e iluminação (vídeo) da Logomédia. Chegou a frequentar o 1º ano do curso de fotografia da AR.CO e do curso superior de cine-video da ESAP. O seu trabalho prime-se pelo video designer, tendo participado no projecto Dub Video Connection, onde explora o conceito de visuals e video jamming. É ainda responsável pela operação de vídeo para diversos eventos e pela realização, produção e montagem de spots televisivos e vídeo clips.
Não deixem de visitar o projecto da sua responsabilidade, o Dub Video Connection.

"Realce" é uma experiência, sem dúvida, única. Isto sim representa a realidade em muitos recantos do nosso país. Penso que basta-me dizer que entram avecs que dirigem uma discoteca que me faz lembrar a "Belidisco". Aqueles que conhecem a zona sabem do que falo.

Esta experiência serviu para me pôr ao corrente do bom trabalho que se tem feito em Portugal e para me fazer lembrar-vos que não é só de Hollywood e de longas-metragens que vive o cinema.


Fontes:
FantasPorto e CurtasMetragens

Amanhã (hoje) é que é

Vai ser uma avalanche de noticias e trailers e imagens e coisas bonitas!!!

Monday, 7 April 2008

Estreias da semana

Esta semana, mais uma vez, não tenho grande disponibilidade para apresentar as estreias, mas não quero deixar de o fazer. Ficam aqui com uma breve apresentação de cada, literalmente copiada daqui e daqui. Prometo tentar que tal não volte a acontecer.

Título: "The Bank Job"
Realizador: Roger Donaldson
Género: Crime/Thriller
Ano: 2008
Interpretes: Jason Statham,
Saffron Burrows, Stephen Campbell Moore
IMDB
Site Oficial
Trailer

Em Setembro de 1971 alguns ladrões cavaram um túnel até ao cofre de um banco na Rua Baker, em Londres, e roubaram cofres particulares que continham jóias e dinheiro, no valor de milhões e milhões de libras. Nada foi recuperado. Ninguém foi preso. O assalto fez notícia nos jornais durante alguns dias e, de repente, desapareceu – resultado de uma "mordaça" colocada à imprensa por parte do governo inglês. Este filme revela o que estava escondido dentro desses cofres particulares, envolvendo assassínios, corrupção e escândalo sexual com ligações à família real – uma história onde os ladrões eram, das pessoas envolvidas, os mais inocentes.




Título: "Fool's Gold"
Realizador: Andy Tennant
Género: Adventure/Comedy/Romance/Thriller
Ano: 2008
Interpretes: Mathew McConaughey,
Kate Hudson, Donald Sutherland
IMDB
Site Oficial
Trailer

Ben "Finn" Finnegan (Matthew McConaughey) é um surfista amador e bem intencionado que se assume como caçador de tesouros. Obcecado com a procura do lendário Dote da Rainha, 40 arcas de um tesouro exótico que se afundou em 1715, Finn deita tudo a perder com a busca, nomeadamente o seu casamento com Tess Finnegan (Kate Hudson) e o seu ferrugento barco "Booty Calls".

Numa tentativa de refazer a sua vida, Tess emprega-se num mega-iate ao serviço do multi-milionário, Nigel Honeycutt (Donald Sutherland), mas entretanto Finn descobre uma pista vital para o paradeiro do tesouro. Certo de que a sua sorte mudará com esta nova informação, Finn consegue introduzir-se a bordo do iate de Nigel. Valendo-se do seu bem-intencionado charme, Finn consegue convencer o magnata e a sua filha Gemma (Alexis Dziena) - uma jovem colunável totalmente dependente do seu Blueberry – a juntar-se a ele na busca do tesouro espanhol.

Contrariando o que lhe diz a intuição, Tess volta a deixar-se contagiar pelo amor... da descoberta. Mas há mais quem cobice o tesouro... Moe Fitch (Ray Winstone), o mentor de Finn que vem a revelar-se seu inimigo, também se dispõe a reclamar o prémio...

Título: "Shine A Light"
Realizador
: Martin Scorsese

Género: Documentary/Music
Ano: 2008
Interpretes: Mick Jagger,
Keith Richards, Charlie Watts,
Christina Aguilera, Martin Scorsese

IMDB
Site Oficial
Trailer



O filme/concerto do realizador Martin Scorsese mostra o mundo dos Rolling Stones de uma forma como eles nunca foram vistos. Filmado no famoso Beacon Theater em Nova York no Outono de 2006, Scorsese reuniu uma galardoada equipa de filmagem para capturar a energia bruta e genuína da lendária banda.


Título: "Youth Without Youth"
Realizador: Francis Ford Coppola
Género: Drama/Romanca/Thriller
Ano: 2007
Interpretes: Tim Roth,
Alexandra Maria Lara, Bruno Ganz
IMDB
Site Oficial
Trailer



Dominic Matei (Tim Roth) é um professor de linguística com 70 anos. Fulminado por um relâmpago, sobrevive miraculosamente. No hospital, enquanto recupera, os médicos assistem com incredibilidade ao rejuvenescimento físico do professor. O rejuvenescimento físico é acompanhado por um desenvolvimento intelectual inexplicável que chama a atenção de cientistas nazis, obrigando o professor a exilar-se.





Título: "REC"
Realizador: Jaume Balagueró e Paxo Plaza
Género: Horror
Ano: 2007
Interpretes: Javier Botet,
Manuel Bronchud, Martha Carbonell

IMDB
Site Oficial
Trailer





Uma repórter de TV e o seu operador de câmara seguem um grupo de bombeiros da cidade. Depois de receberem uma chamada de uma senhora que diz estar presa dentro de casa, eles chegam ao prédio onde ela mora e ouvem gritos apavorantes - que dão início há um longo pesadelo e a uma reportagem nunca vista antes.





Não me orgulho deste post por ser maioritariamente fruto de copy & paste, mas prometo que para a próxima semana compensarei esta minha falta de bom senso e de qualidade.

Grandes obras esperadas temos por aqui:
- Scorsese como nunca se viu;
- O tão esperado regresso de Coppola;
- REC, o que eu esperei por este!

Bons filmes!

Saturday, 5 April 2008

Ingmar Bergman

"Wild Strawberries" foi o meu último momento com Ingmar Bergman.



Na língua original (com legendas em inglês, está claro), não pude deixar de contemplar o estonteamento da obra. Deveras gigante! Agradeço ao FantasPorto por me ter proporcionado tal momento.
Recomendo a todo e qualquer amante seu.

O relógio sem ponteiros.

Os sonhos.


O acidente sem conflitos.


A simplicidade das personagens.


"The Seventh Seal" espera-me com grande ansiedade. O que tenho eu andado a perder?
E há já quase um ano que ele nos deixou...

Quem conhece a obra deste mestre entenderá a imagem na sua perfeição.

Onde se vê cinema assim?

Wednesday, 2 April 2008

Red Carpet

Edição de Abril já nas bancas.

Podem folheá-la aqui.

Estreias da Semana

Peço desde ja desculpa a todos os que acompanhem este blog (nao sao muitos ainda mas hade haver alguem!!!). Nem eu nem a minha companheira de blog temos tido tempo para por aqui coisas... é uma fase... Dentro em breve voltaremos com toda a força... Mas de qualquer forma nao vos queria deixar sem as estreias da semana:

Coeurs

Realizador: Alain Resnais
Genero: Drama / Romance
12+/ 120 min / 2006
IMDb
Trailer

Em Paris 6 pessoas procuram o amor apesar das constantes desilusões.
No elenco não há ninguem conhecido. Quanto ao realizador teve um trabalho bem conhecido - "Hiroshima mon amour", ainda não tive oportunidade de ver mas só oiço dizerem bem do filme.

Quanto a Coeurs não sei o que vos diga mais, se gostam de cinema frances parece-me uma boa aposta, pelo menos recebeu varias nomeações para os prémios César!





















Vantage Point - Ponto de Mira


Realizador: Pete Travis
Elenco: Dennis Quaid; Mathew Fox; Forrest Whitaker; Sigourney Weaver; William Hurt
Genero: Acção
+12 / 90 min / 2008
IMDb
Trailer

Bem começemos por dizer... mas que grande elenco, só por causa disso valerá ir ver o filme?? Eu acho que sim.

Apesar de não ter tido grande critica (36% positivas) o filme tem uma premissa interessante. É inspirado no velhinho Roshomon do mestre Akira Kurosawa. Há um assassinato e o filme tenta descobrir quem é o assassino. Para isso serve-se do ponto de vista de 8 personagens diferentes que contam a mesma historia com diferentes prespectivas.

Quanto ao realizador é mais conhecido pelo seu trabalho na mini serie televisia Henry VIII que passou á uns tempos na televisão portuguesa.

Eu ainda não vi mas estou interessado. Esperem por uma critica aqui no blog se não tiverem a certeza!!!















Sleuth


Realizador: Kenneth Branagh Elenco: Michael Caine; Jude Law Género: Thriller 12+; 87 min; 2007
IMDb Trailer

É um remake do filme de 1972 com o mesmo nome. Conta de novo com a participação de Michael Caine mas desta vez no papel inverso.

Conta a história de um velho escritor e um jovem actor, que rouba o coração da mulher do escritor, que medem forças mentais numa serie de jogos que podem levar a consequencias trágicas.

Será de certa forma interessante ver Michael Caine a protagonizar o papel do homem que previamente o torturou. Mas será isto razão suficiente para uma ida ao cinema? Não será melhor esperar e alugar o dvd?? Vocês decidem...























U2 3D

Realizadores: Catherine Owens; Mark Pellington Elenco: U2 Género: Concerto +8; 85 min; 2007
IMDb
Trailer

O conceito deste é simples... É um concerto de U2 filmado em 3D para o grande ecrã. Gostam de U2? Vão ver que é uma oportunidade única... Se não podem com Bono, como é o meu caso, façam de conta que este filme nem existe!





















É tudo esta semana... Apenas um filme que me interessa... Vão ver! Ou acabem de ver os muito bons da semana passada!