Sunday, 9 March 2008

Resumo do FANTASPORTO

“REC”, “OPIUM – DIARY OF A MADWOMAN”, “THE LOVEBIRDS” E “TRIANGLE” OS GRANDES VENCEDORES DO FANTASPORTO 2008

A selecção das Secções Competitivas do Fantasporto 2008 foi considerada a melhor de sempre pela crítica e pelo público do festival. O impacto que os filmes provocaram nos diversos júris internacionais obrigaram à distribuição dos diferentes prémios por projectos diversificados. Concepções de cinema tão distintas como a do espanhol “Rec” de Jaume Balagueró e Paco Plaza, do húngaro “Opium – Diary of a Madwoman” de Janos Szasz, “The Lovebirds” de Bruno de Almeida ou o chinês “Triangle” de Johnnie To, Tsui Hark e Ringo Lam, são alguns dos vencedores da edição 28 do Festival Internacional de Cinema do Porto, e já com distribuição assegurada em Portugal.

O cinema português volta a ser premiado no Fantasporto. O realizador Bruno de Almeida, que foi lançado pelo Fantasporto com “A Dívida” e que consolidou a carreira internacional com “Em Fuga”, esteve em competição na Semana dos Realizadores com o filme “The Lovebirds”, ganhando também o prestigiado Prémio Especial do Júri. Mosaico de histórias numa Lisboa filmada com raro encanto, o filme envolve actores como Michael Imperioli, Ana Padrão, John Ventimiglia, Rogério Samora, Fernando Lopes e Joe Berardo, entre outros.

A 18ª Semana dos Realizadores foi ganha por “Opium – Diary of a Madwoman” de Janos Szasz (Hun), a quem foi também atribuído, e pela primeira vez, o Prémio Manoel de Oliveira. O filme húngaro foi ainda galardoado com o Prémio de Melhor Actriz, pela excepcional interpretação de Kirsti Stubo. O ambiente prisional dos hospitais psiquiátricos de início de século e a obsessão entre doentes e médicos serve de pano de fundo a esta história de loucura e paixão, e que tem distribuição comercial assegurada em Portugal.

Na Secção Oficial de Cinema Fantástico, o cinema espanhol triunfa em toda a linha. “Rec” de Jaume Balagueró e Paco Paco Plaza, aplaudido durante mais de 5 minutos por um público entusiasmado, é o vencedor do Grande Prémio Fantasporto 2008 de Cinema Fantástico, acumulando com o Prémio do Público.
Esta ficção sobre directos televisivos que acaba numa arrepiante história de terror, também tem distribuição no nosso país.

A prova da grande vitalidade do cinema espanhol fantástico é também confirmada pelos prémios obtidos por “El Orfanato” de Juan António Bayona, com produção de Guillermo del Toro, e “La Habitacion de Fermat” de Rodrigo Sopeña e Luis Piedrahita.
“El Orfanato” convenceu o júri pela realização e melhor actriz, pelo desempenho de Belem Rueda. O filme que será estreado brevemente nas salas portuguesas, é o maior sucesso de bilheteira em Espanha neste momento.
“La Habitacion de Fermat” arrecadou os prémios de Melhor Argumento e é premio Méliès de Prata do Fantasporto 2008. Apesar de ser uma obra de estreia de dois jovens realizadores, este prémio permitirá que a sua distribuição comercial em Portugal tenha outro impacto. Uma complexa teia de enigmas matemáticos são o passaporte para a sobrevivência ou a morte.

Também o cinema dinamarquês, alvo de uma Retrospectiva nesta edição do Fantas, viu o seu filme “How to Get Rid of Others” de Anders Klarlund receber o significativo Prémio Especial do Júri de Cinema Fantástico. Uma ficção politicamente incorrecta mas perigosamente próxima de nós, sobre um mundo onde o Estado se livra de todos os indesejáveis, artistas, estrangeiros ou marginais.
Já a Secção Oficial Orient Express distinguiu com o Prémio de Melhor Filme, o filme “Triangle” dos consagrados cineastas de Hong Kong, Ringo Lam, Johnnie To e Tsui Hark. Uma brilhante coreografia de acção e artes marciais em três histórias que se cruzam na megalópolis que é Hong Kong.

O Prémio Especial do Júri Orient Express recaiu em “Breath” do conhecido Kim Ki Duk. Uma revisão do tema da Primavera, Outono, Inverno e Verão… O amor entre um presidiário e uma dona de casa desesperada que tudo faz para tornar a cela num espaço de liberdade e evasão.

OS CONVIDADOS

A começar por Max Von Sydow, o actor sueco que fez de Deus e do Diabo, de padre exorcista e imperador Ming e foi o actor fetiche de Ingmar Bergman. Recebeu o Prémio Carreira do Fantasporto.
Numa vertente de cinema de entretenimento, a actriz Kelly LeBrock é outra das estrelas desta edição do Fantas. A Mulher de Vermelho no filme homónimo de Gene Wilder, veio ao Porto espalhar o seu glamour, depois da presença no filme de Stephen Eckelberry “The Mirror”. De novo no Porto e com amigos atrás, depois de ter sido premiada nos 25 anos do Fantasporto com o Prémio Carreira, Karen Black não resistuiu ao encanto da cidade e do festival. Premiada com um Óscar, ela é uma daquelas grandes vedetas que só o cinema americano é capaz de criar.
Como não podíamos esquecer o cinema português, Fernando Lopes é outro dos laureados com o Prémio Carreira em 2008. O autor de filmes como “Crónica dos Bons Malandros”, fundador do cinema novo português com “Belarmino”, tem agora uma outra faceta como actor. Vimo-lo em “The Lovebirds” de Bruno de Almeida e é nessa dupla actividade que o Fantasporto lhe fez uma merecida homenagem.

A lista de convidados do Fantasporto é extensa, mas a presença de Manoel de Oliveira é sempre motivo de destaque. O patrono da Semana dos Realizadores esteve mais uma vez presente na homenagem a Fernando Lopes.
Bruno de Almeida, Ana Padrão, Michael Imperioli, Jaume Balagueró, a premiada actriz Manuela Velasco, Manolo Vasquez, Luis Piedrahita, Rodrigo Sopeña, Sam, Juan Betancourt, Roland Reber, Todd Morris, Jack Sholder, Marina Anna Eich, Enrich Folch, entre muitos outros, contribuiram com a sua presença para fazer do Fantasporto 2008 uma grande festa!

NÚMEROS


Embora ainda não seja oficial, as estimativas de há quatro dias atrás indicam um total de 90 000 espectadores.

PRÉMIOS
SECÇÃO OFICIAL CINEMA FANTÁSTICO/OFICIAL FANTASY SECTION
GRANDE PRÉMIO MELHOR FILME FANTASPORTO 2008 /Best Film Award: REC – Jaume Balagueró, Paco Plaza (Esp/Spa)

PRÉMIO ESPECIAL DO JURI/Special Prize of the Jury: HOW TO GET RID OF OTHERS – Anders Ronnow Klarlund (Din/Den)

MELHOR REALIZAÇÃO/Best Direction: JUAN ANTONIO BAYONA – El Orfanato (Esp/Spa)

MELHOR ACTOR/Best Actor: MARC BORKOWSKI – The Ungodly (EUA/USA)

MELHOR ACTRIZ/Best Actress: BELÉN RUEDA – El Orfanato (Esp/Spa)

MELHOR ARGUMENTO/Best Screenplay: LA HABITACION DE FERMAT – Luis Piedrahita, Rodrigo Sopeña (Esp/Spa)

MELHOR FOTOGRAFIA/Best Cinematography: GÁBOR KAMONDI – Dolina – Zoltan Kamondi (Hun)

MELHOR CURTA-METRAGEM/Best Fantasy Short: ROJO RED – Juan Manuel Betancourt (Col)

MENÇÃO HONROSA DO JURI INTERNACIONAL/Special Mention of the Jury: I’M A CYBORG, BUT THAT’S OK – Chan-wook Park (Cor Sul/South Kor)


18ª SEMANA DOS REALIZADORES/18th DIRECTOR´S WEEK

PRÉMIO MELHOR FILME SEMANA DOS REALIZADORES /Best Film Award Directors Week: OPIUM, DIARY OF MADWOMAN – Janos Szasz (Hun)

PRÉMIO ESPECIAL DO JÚRI/Special Prize of the Júri: THE LOVEBIRDS – Bruno de Almeida (Por)

MELHOR REALIZADOR/Best Director: ROY ANDERSSON - You, The Living (Sue/Swe)

MELHOR ACTOR/Best Actor: SASSOM GABAI – The Band’s Visit – Era Kolirin (Isr/Fra)

MELHOR ACTRIZ/Best Actress: KIRSTI STUBO – Opium, Diary of a Madwoman – Janos Szasz (Hun)

MELHOR ARGUMENTO/Best Screenplay: STEVE BUSCEMI, DAVID SCHECHTER – Interview (EUA/USA)


SECÇÃO OFICIAL ORIENT EXPRESS / ORIENT EXPRESS COMPETITIVE SECTION

PRÉMIO MELHOR FILME ORIENT EXPRESS/Best Film Award Orient Express: TRIANGLE - Ringo Lam, Johnnie To, Tsui Hark (HK)

PRÉMIO ESPECIAL DO JÚRI/Special Jury Award: BREATH – Kim Ki Duk (Cor Sul/South Kor)


PRÉMIO MÉLIÈS D’ARGENT/ MÉLIÈS D’ARGENT AWARDS

PRÉMIO MÉLIÈS DE PRATA/ Méliès D’Argent: LA HABITACION DE FERMAT – Luis Piedrahita, Rodrigo Sopeña (Esp/Spa)

PRÉMIO MÉLIÈS DE PRATA CURTA-METRAGEM/Méliès D’Argent Short Film: ARK – Grzegorz Jonkajtys (Pol)


HOMENAGEM/HOMAGE
CINEMATOGRAFIA HOMENAGEADA: Cinema Dinamarquês (Danish Cinema)

PRÉMIO DA CRÍTICA
The Critics Jury of Fantasporto 2008 has decided to grant its Award to:
O Júri da Crítica do Fantasporto 2008 decidiu atribuir o prémio a:

THE BAND’S VISIT – Eran Kolirin (Isr, Fra)

PRÉMIO DO PÚBLICO
The Audience Award went to:
O Prémio do Público foi atribuido a: REC – Jaume Balagueró, Paco Plaza (Esp/Spa)


PRÉMIO DE CARREIRA/ CAREER AWARD

Max Von Sydow
Fernando Lopes

Fonte: FANTASPORTO

No comments: