Tuesday 11 March 2008

"The Edukators"



Título: "Fetten Jhare sind vorbei, Die" ou "The Edukators" Realizador: Hans Weingartner
Género: Crime/Drama/Romance
Ano: 2004
Interpretes: Daniel Bruhl,
Julia Jentsch,
Stipe Erceg,
Burghart Klaussner
IMDB
Site Oficial




Jan (Daniel Bruhl) e Peter (Stipe Erceg) são dois amigos que tentam mudar o mundo à sua maneira, intitulando-se de "Os Educadores". Invadem mansões de personalidades ricas, alterando a disposição dos móveis e deixando mensagens de revolta.
Uma noite, enquanto Peter está de viagem, Jan e Jule (Julia Jentsch), a namorada de Peter, invadem o casarão de Hardenberg (Burghart Klaussner). A partir daqui as vidas dos três jovens e do empresário mudam radicalmente.



O austríaco Hans Weingartner escreveu, produziu e realizou "The Edukators", pelo que revogo todas as vénias que me é possível apresentar perante este seu trabalho. Este foi a sua 5ª obra como realizador, tendo sido as outras: "J-Cam", "Dreifachstecker, Der", "Frank" e "Weisse Rauschen, Das" - "The White Sound". O seu mais recente filme (2007) foi "Free Rainer".
As aparições mais conhecidas de Daniel Bruhl foram talvez em "Good Bye Lenin!", "The Bourne Ultimatum" e "2 Days in Paris". Este actor espanhol tem uma carreira de cerca de 40 filmes e em "The Edukators" mostrou bem o que vale.
Julia Jentsch é a actriz alemã que interpreta a única personagem feminina neste elenco de apenas 4 personagens. De cara deslavada e apesar de ter apenas 18 títulos, Julia promete.

Da Croácia, Stipe Erceg assume o papel da personagem talvez mais perturbadora, também devido aos acontecimentos durante o enredo. Com 23 títulos associados ao seu nome, Stipe também não se deixa desacoplar da sua personagem.

Burghart Klaussner é também alemão e conta já com 60 participações no mundo do cinema. Interpretando o papel, infelizmente, mais comum na nossa sociedade, é o actor mais velho e com mais experiência dos 4. No entanto, toda a sua contraproducente performance deixa-se acompanhar muito bem pelos 3 jovens de origens distintas.


"The Edukators" remete-nos para a filosofia, a política, a revolta, o romance e diferentes gerações de rebeldia.
A mensagem que trespassa em praticamente todos os diálogos é deveras fenomenal. Com um guião que me faz lembrar "Mindwalk" e o desejo de mudar o mundo que voltei a ver nos também jovens de "Lust, Caution", este é um filme para sentar e apreciar. Quem tiver este privilégio bem pode esperar em frente ao ecrã com um bloco e um lápis, pois vais sentir necessidade de memorizar muito do que vai ouvir/ler (se bem que não tanto como em "Mindwalk").Numa altura em que os jovens desempenham um papel importantíssimo na sociedade, cada vez se vê mais este espírito extinguir-se nas comunidades ditas "rebeldes". Hoje em dia esse conceito alterou-se por completo, tendo-se misturado com as "gerações de shoppings e morangos". "The Edukators" tenta invocar o espírito protestante em cada jovem (e não só), para que possa manifestar algum interesse pelas questões sociais.
Jan e Peter são os dois jovens que tentam educar a sociedade em que vivem, deixando mensagens como: "Your days of plenty are numered" ou "You have too much money". Jule junta-se a ambos, pois vê-se na incapacidade de resolver os seus problemas financeiros.




Como senão bastasse, o filme foi todo filmado com câmera digital, para tornar o prisma mais realístico. Dando uma perspectiva diferente dos protestos políticos de 1960, é de salientar que o comportamento dos três jovens poderia ser o de qualquer um de nós, mas limitemo-nos a seguir a suas linhas de pensamento e não de acção.





Um filme revigorante, capaz de despertar uma certa raiva em nós mesmos.
Afinal quem educa quem?




8/10

No comments: