Há muito que este senhor merecia um post inteiro dedicado a si.
O americano Timothy William Burton, mais conhecido por Tim Burton, é, bem provavelmente, um dos realizadores mais conceituados das últimas gerações. Prestes a completar meio século de vida, o cineasta não tem mãos a medir no trabalho, tendo já uma vasta lista de cerca de 30 filmes.
Tendo começado cedo, Tim Burton deixou-se influenciar pelo grandioso Vincent Price (o inventor de "Edward Scissorhands"), vendo os seus filmes. Rodeado de toda uma panóplia de temas do fantástico, como Edgar Allan Poe e afins, Tim enveredou pelo mundo do cinema, sempre com a sua marcada personalidade.
Em 1982, "Vincent", uma curta-metragem, deixou trespassar toda a imaginação e potencial do realizador. Ao longo do tempo, Burton nunca deixou o seu carisma ficar para trás, trazendo-nos cada vez mais obras. Não só no cinema fez carreira, pois também se dedicou à publicação de um livrinho bem ao seu estilo, intitulado "The Melancholy Death of Oyster Boy & Other Stories". Uma colectânea de poesia infantil, com um toque macabro de pura fantasia.
Mais recentemente, presenteou-nos com uma adaptação única de um dos barbeiros mais famosos do teatro com "Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street". Futuramente, além de estar a produzir "Ripley's Believe It Or Not!" e "9", Tim Burton ruma a novos projectos bem interessantes. "Alice in Wonderland" (versão Walt Disney data de 1951) conta já com a sua realização, onde será utilizada a técnica motion capture, também utilizada em "Beowulf". Esta técnica permite a utilização de actores em filmes de animação, de modo a tornar os movimentos computorizados mais próximos do real. O outro grande projecto remete-nos para a sua curta-metragem "Frankenweenie" (1984). Burton pretende transformá-la numa longa-metragem.
Foi ainda anunciada a notícia do filme "Dark Shadows", sobre o vampiro Barnabas Collins, interpretado por Johnny Depp (como não podia deixar de ser).
Fonte: Cinema no Mundo.
No comments:
Post a Comment